Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Bélgica, Viagem

Turismo na Bélgica: Conhecendo Gent

Gent, Ghent, Gand ou Gante: não importa o idioma, mas quando planejar fazer turismo na Bélgica, esta é uma cidade que você precisa incluir no roteiro! Capital da Província de Flandres Oriental, é uma das maiores e mais importantes cidades da Bélgica.

Mais de Gent - Receita de Viagem

Como comentei no post sobre a cidade de Leuven, antes de circularmos pelo velho mundo, estamos tratando de conhecer a Bélgica. Nosso segundo destino foi a cidade de Gent. Nós fomos com facilidade, embarcamos em trem na estação central de Bruxelas e 45min. depois chegamos em nosso destino.

Se você está em turismo na Bélgica, e tem em seu roteiro Bruxelas e Bruges, fica fácil incluir esta cidade, pois está no meio do caminho entre as duas. Para incentivar o turismo interno, as passagens de trem para qualquer lugar do país custam a metade do preço nos finais de semana. Basta pedir ou optar pelos Weekend Tickets. No site, disponível em inglês, você encontra todas as infos. #ficadica

Preço da passagem de Bruxelas para Gent no final de semana: 10 euros cada trecho.

O que fazer em Gent

Circular pelo centro histórico

A cidade é bem antiga – existem indícios de presença humana na região desde a Idade da Pedra! – e durante os séculos 11 e 13, chegu a ser a segunda maior da Europa, perdendo apenas para Paris. Então uma das primeiras tarefas que recomendo é circular pelo centro histórico da cidade.

Atente apenas que a estação central de trem fica um pouco longe da região mais antiga da cidade e se você não tem disposição para caminhar por uns 45 minutos até o centro, use um ônibus de circulação local.

Em Gent - Receita de Viagem

Preço: bus 3 euros.

– Visitar o Castelo de Counts

Castelo de Gent - Receita de Viagem

Nós não entramos, pois era final de semana e estava bem movimentado. Mas circulamos ao redor da construção que estava em reforma quando estivemos na cidade. A previsão é que ainda neste verão esteja sem andaimes e restaurado. A construção atual data da Idade Média, mais precisamente do ano de 1180. Antes dele, no mesmo local, existia um prédio de madeira, que datava do século 9.

O Castelo serviu até o século 14 como residência dos Condes de Flandres. Foi também uma prisão e até uma fábrica, antes de ser adquirido pela cidade de Gent, em 1885. Hoje além de visitação, o Castelo guarda algumas relíquias de época da cidade, como instrumentos de tortura e uma guilhotina.

Preço: 10 euros

– Subir no Campanário de Gent (Belfry of Ghent)

Campanário em Gent - Receita de Viagem

O Campanário de Gent é uma das 3 torres medievais com vista panorâmica para o centro da cidade. Com 91 metros de altura, faz parte do grupo de 56 campanários da França e da Bélgica que foram tombados como Patrimônio Histórico pela Unesco. Foi construído entre os anos de 1313 e 1380. É o mais alto campanário do país e a vista da cidade é encantadora!

Preço: 6 euros

– Conhecer Igrejas

Particularmente, adoro conhecer igrejas antigas. Carregam tanta história…E nossos companheiros de passeio do dia, a Thaís e o Jean também! Seguem as que visitamos:

St. Bavos

Desde 2013, a torre da catedral está sendo restaurada. A previsão é de que a obra fique pronta em 2017. A construção foi feita a partir de uma igreja de madeira que havia no mesmo local, em 942. Alguns detalhes dessa primeira construção pode ser visto na enorme e antiguíssima cripta. Com muitas alterações e ampliações em relação ao projeto inicial, só foi considerada plenamente acabada em 1569.

St Bavo, a partir do Campanário em Gent - Receita de Viagem

 

St. Michel

Chegamos na hora da missa, então ficamos só na entrada, para não atrapalhar. O Campanário tinha, no projeto inicial, uma altura de 134 metros. Mas o mesmo não foi concluído e ficou em apenas 24m. Para quem gosta de arte, vale a visita: esta igreja abriga pinturas e esculturas de Anthony Van Dyck.

St Michel em Gent - Receita de Viagem

 

St. Peter

Construída sobre os alicerces de uma abadia antiga, da época da dominação romana. Sua arquitetura foi inspirada nas igrejas italianas do período renascentista. Dentro, visitamos algumas relíquias históricas da cidade.

St Peter em Gent - Receita de Viagem

Preço: entrada free em todas

– Provar comidas típicas e cervejas belgas

Por ser um dia com muita caminhada, optamos por apenas petiscar e provar cervejas locais. Em geral, os pubs com grande variedade de cerveja aqui da Bélgica servem aperitivos frios e locais, como embutidos e queijos. Recomendo!

Nós visitamos primeiro o pub Het Waterhuis aan de Bierkant (site em inglês com todas as infos, clique aqui!) e depois o bar da cervejaria Gruut (saiba mais aqui). Eles fazem, além de cervejas excelentes, uma visita orientada para quem quer saber mais sobre a fabricação de cervejas que ao invés de receberem lúpulo na composição, tem adição de um tempero chamado Gruut.

Cerveja Gruut em Gent - Receita de Viagem

E aí, gostou da cidade? Quer saber mais detalhes ou se hospedar lá? Então visite o site oficial de turismo em Gent!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.