Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Alemanha, Viagem

Turismo em Berlim

Dicas de turismo em Berlim, para quem está programando uma primeira visita a capital da Alemanha.

Preciso confessar que hesitei muito em escrever um post com dicas de turismo em Berlim. Pessoalmente porque não gostei muito da cidade, mas é claro, cada pessoa tem uma experiência diferente e jamais vou dizer que você não deve conhecer a mesma. Tenho amigos que não gostaram de Paris, conheço muita gente que não gosta de Bruxelas. Mas como esse é um blog de viagem, reitero que é importante compartilhar as experiências.

Isso porque quando se escreve sobre dicas de turismo em Berlim ou qualquer outro lugar do mundo, nem tudo é belo, e nem todo mundo vai levar para casa o mesmo sentimento sobre determinado lugar. E existem algumas coisas interessantes na cidade sim, por isso vou dividir os posts sobre Berlim em 3 partes: primeiro com dicas de pontos turísticos (bem básico, uma primeira orientação ara quem visita a cidade), outro com dicas de onde comer e beber e por fim, um sobre o local que mais mexeu comigo nessa viagem de final de semana que fizemos até lá: o Memorial do Holocausto.

Espero que apreciem e sigam me acompanhando nesta viagem pela Alemanha! Ao final, link para os demais posts sobre o país e sugestões de blogs para quem quer explorar detalhadamente a capital do país

Turismo em Berlim

Segue uma relação dos principais pontos turísticos de Berlim, com dicas extras dos lugares que visitei. Aqui listo as principais atrações!

  • Portão de Brandemburgo

Brandenburger Tor é o cartão postal de Berlim. Uma das antigas entradas da cidade, foi construído como parte da muralha que a cercava. Data do século 18, e sofreu severos danos durante a Segunda Guerra Mundial. Após a guerra, foi isolado e tornado inacessível, pois estava localizado logo ao lado do Muro de Berlim. Foi restaurado entre os anos de 2000 e 2002. Pode ser visitado gratuitamente.

Dica: para boas fotos, tente ir cedo da manhã, pois à tarde fica bem lotado.

Endereço: Pariser Platz – Mitte , 10117 Berlim

— — —

  • Reichstag

 

Logo ao lado do Portão de Brandemburgo está o Reichstag, o Parlamento alemão. Um dos pontos turísticos mais visitados de Berlim, o prédio em estilo neoclássico foi inaugurado em 1894. A cúpula e o terraço podem ser visitados gratuitamente, mas é necessário agendar previamente via este link. Lá é possível ver muito da história do Bundestag, seus momentos históricos importantes, destruição no período da Segunda Guerra e posterior reconstrução.

Dica: agende sua visita antes, ela realmente vale à pena!

Endereço: Platz der Republik 1 – Tiergarten, 11011 Berlim

— — —

  • Ilha dos Museus

Este é um ponto interessante a ser discutido: quando fazemos viagens de final de semana, não costumamos ir em museus. Isso porque a grande maioria deles requer um pouco mais de tempo e não que não goste de museus, mas nestes casos prefiro aproveitar para explorar a cidade. Mas acho interessante compartilhar aqui que esta é uma região linda da cidade, e caso esteja fazendo um belo dia de sol, é o lugar perfeito para passar o dia e até fazer um piquenique. Se você visitar a cidade com tempo, fica aqui a minha dica para visitar os que achar mais interessante.

Para saber mais sobre cada museu, clique aqui.

— — —

  • Alexander Platz e a Torre da TV

Esta é uma das maiores praças de Berlim, assim como uma das mais antigas, e atualmente a maior referência comercial da cidade. Isso porque ao seu redor estão instalados shoppings e centros comerciais como a Galeria Kaufhof. É um importante ponto de referência para quem visita a cidade, pois é ali que está uma das maiores estações de trem e metro da cidade.

Nesta praça está também a Torre da TV Fernsehturm – talvez uma das minhas maiores frustrações da cidade. A construção mais alta da Alemanha (368m de altura) deixa muito a desejar no quesito organização, e por isso comentei aqui que gostei muito mais de visitar a torre de TV em Düsseldorf. Enfrentamos fila demorada, não conseguimos reserva para um brunch na torre e sofremos com as diversas esperas e a quantidade exagerada de turistas. Mas é claro, essa foi a nossa experiência, espero que com você seja muito diferente!

Vista da torre da TV.

Para preços e reservas, acesse o site (em inglês): https://tv-turm.de/en/homepage/

Endereço: Panorama­straße 1A – D-10178 – Berlim

— — —

  • Muro de Berlim

Muro de Berlim na Topografia do Terror.

A queda do Muro de Berlim é um dos acontecimentos importantes da história mais recente que quem tem mais de 30 anos conhece muito bem. Ao mesmo tempo em que o desejo de derrubar o mesmo por arte dos alemães (pois separava famílias, e a vida era muito diferente em cada lado), muitas pessoas que visitam a cidade, querem visitá-lo. Dos seus mais de 160 km, sobraram algumas partes espalhadas pela cidade. Nós visitamos a parte que restou onde hoje está o Museu (parte aberta, um terraço, e parte fechada, que pode ser visitada gratuitamente), chamado Topografia do Terror.

Dica: respeite a memória das pessoas que sofreram com a construção do muro e não escreva em suas paredes.

Endereço: Niederkirchnerstrasse 8, 10963 Berlim

— — —

  • Checkpoint Charlie

O antigo posto militar na fronteira entre Berlim Oriental e Ocidental é onde era feito o controle de passagem de militares e diplomatas estrangeiros. A cabine de controle que está instalada lá é uma reprodução da utilizada na época, que está em um Museu dedicado ao lugar, que fica na mesma rua. O ponto turístico mais fotografado de Berlim pode ser visitado gratuitamente, e você pode tirar fotos com os soldados que estão no local.

Endereço: Friedrichstrasse 43-45 – Kreuzberg, 10969 – Berlim

— — —

  • Berliner Dom

A Catedral é um dos principais destinos a serem anotados por quem planeja viagem de turismo em Berlim. A belíssima igreja protestante foi construída no século 19, no mesmo local onde existia uma capela dedicada a St. Erasmus, desde o século 14. Lotada na ilha dos museus, na beira do rio Spree. Ela domina a paisagem e é para mim, o verdadeiro cartão postal da cidade. Tem 116 m de altura e você pode realizar a visita à cúpula sem sofrimento.

Endereço: Lustgarten 1 – Mitte, 10178 – Berlim

Site: http://www.berlinerdom.de/

— — —

Link para todos os posts sobre a Alemanha.

Links para blogs bem completos com informações sobre Berlim: Simplesmente Berlim e De Berlim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.