Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Itália, Viagem

Sorrento, para apaixonar-se

Seguindo com nosso roteiro pela Itália, apresento dicas de uma das cidades que mais amo no mundo: Sorrento!

Não sei dizer ao certo o que me fez ficar apaixonada por Sorrento, mas quem não gosta de uma cidade linda, viva, cheia de cores e aromas? A verdade é que espero que assim como eu, quem acompanha o blog também caia nos encantos dessa cidade italiana!

Claro que a bela canção Torna a Surriento, eternizada na voz do tenor italiano Luciano Pavarotti, tem grande influencia. Mas ao percorrer as ruas de Sorrento é fácil perceber como uma cidade pode ser apaixonante, a ponto de ganhar uma das músicas mais lindas que eu conheço.

Também sou fascinada pela vista privilegiada que se tem em Sorrento da Baía de Nápoles, a cidade de Nápoles e do vulcão Vesúvio. Também é possível ver da sua costa as ilhas de Capri e Ischia.

Neste post sobre Sorrento tem dicas de o que fazer, com infos sobre as principais atrações turísticas. Me avisem se já conhecem a cidade, e se tem esse mesmo sentimento por ela, ou qualquer outra cidade no mundo que tenha visitado!

— — —

O que fazer em Sorrento

Confira lista descritiva com as principais atrações turísticas de Sorrento!

Marina Grande e Marina Piccola

A Marina Piccola vista da parte alta da cidade.

A Marina Grande é na verdade um pequeno porto de pescadores, próxima ao centro histórico de Sorrento. Lá estão os restaurantes que servem peixes e frutos do mar pescados diretamente na baía.

Na Marina Piccola é possível ter uma vista privilegiada da parte alta de Sorrento e é de lá que saem os barcos de passeios turísticos ou com destino para as outras ilhas. Aqui também fica a praia pública e os beach clubs.

— — —

Museu Correale di Terranova

Criado a partir da doação da coleção de arte de uma família nobre local, na Villa alla Rota, onde eles viveram por séculos. O Museu foi fundado em Maio de 1924 e tem a coleção dividida em ordem cronológica entre suas 24 salas e 4 andares. Do jardim que pode ser acessado pelo hall de entada, um terraço panorâmico com vista para a Baía de Nápoles.

Horários, endereço e preço de ingresso no site do museu, que você aqui neste link aqui.

— — —

I Giardini di Cataldo

Foi em Sorrento, no século 19 que o limoncello – digestivo feito com a casca desta variedade de limão – foi criado, como forma de aproveitar a excelente fruta local. No centro da cidade chama a atenção um imenso jardim onde os mesmos são cultivados, onde além de degustar a bebida, é possível realizar o lemon tour.

Nós circulamos pelo Giardini di Cataldo e nele há um espaço para degustação da mais tradicional marca sorrentina de limoncello. O acesso pela Avenida Corso Itália. Para compras e degustação no jardim da fábrica, o endereço é na Via Correale, 27. Para horários e outras informações, acesse este link aqui.

— — —

Piazza Tasso

A famosa praça da cidade!

Principal ponto de encontro de Sorrento, é nesta praça onde acontecem os grandes eventos da cidade, onde se concentram os principais restaurantes e de onde se pode acessar o principal caminho para a Marina Piccola. Aqui também fica a entrada do luxuoso e icônico Hotel Excelsior Vittoria.

A ladeira que leva até a Marina Piccola.

— — —

Beach Clubs e Praias

Como só visitamos Sorrento em períodos de frio, deixo o melhor guia da cidade para quem quer saber mais sobre as praias e beach clubs para aproveitar melhor a estadia. Infos completas neste link do blog Sorrento Insider.

— — —

Chiesa e Claustro di San Francesco

O Mosteiro de São Francisco – atualmente passando por restauração – com partes construídas entre os séculos 8 e 13. A visita é grátis e em algumas de suas dependências são realizadas exposições temporárias. Endereço é
Via S. Francesco, 12, 80067 Sorrento NA, Itália. Site oficial, link aqui.

— — —

Bagni Della Regina Giovanna

Uma bela piscina natural, ao lado das ruínas de uma vila romana – a Villa di Pollio Felice, que data do primeiro século a.C. A piscina é cercada por penhascos rochosos e pode ser acessada de duas formas: de barco ou a pé (20 min. ladeira abaixo). Os ônibus urbanos de Sorrento levam até o ponto mais próximo onde podem ir os carros.

O que separa a piscina natural do mar aberto é um arco natural de falésias de calcário. Recebeu esse nome em homenagem a Giovanna d’Angiò, uma princesa da Croácia que foi rainha de Nápoles século 14. Além de mergulhar na água rasa e cor de esmeralda, é possível tomar banho de sol nas rochas. O sítio arqueológico nessa ponta da Península de Sorrento e de lá é possível ver o pôr-do-sol sobre a Baía de Nápoles.

Sítio arqueológico da vila romana de Pollio Felice.

— — —

Vallone dei Mulini

O Vale dos Moinhos.

Vale localizado no centro de Sorrento, com antigos moinhos de grãos, construídos no século 13. A construção da Piazza Tasso no século 19 fez que com que o vale, que é cortado por dois pequenos rios, isolasse a região até que ela fosse abandonada.

A falta de sol no local faz com que as samambaias se multipliquem, ao mesmo tempo que torna difícil ver as antigas ruínas. Para ver, use um binóculo ou uma câmera com zoom. O melhor local de observação é na Via Fuorimura. Cedo da manhã até o meio dia, tem mais luz, embora as ruínas também sejam iluminadas à noite.

— — —

As Muralhas Antigas da cidade

Os gregos fortificaram Sorrento construindo muralhas que posteriormente foram reforçadas pelos romanos. As mesmas foram usadas ate 1500 e reconstruídas após a invasão dos turcos. Parte dessas muralhas, com indicações de partes gregas e romanas podem ser visitadas gratuitamente. Maiores informações, acesse aqui o site oficial do sítio arqueológico.

— — —

Villa Comunale

Apreciando a vista para o Vesúvio, no principal terraço da Villa Comunale.

Nada mais é do que o belo terraço de Sorrento, o lugar perfeito para apreciar a beleza da Baía de Nápoles. Alguns cafés e bancos estão disponíveis para quem quer coroar o passeio a esta cidade incrível, admirando o vulcão Vesúvio do outro lado. Para chegar lá, caminhe do centro em direção ao mar.

— — —

Dicas de Sorrento

Algumas dicas para aproveitar melhor a cidade:

  • Para economizar, visite Sorrento fora da alta temporada (que é no verão europeu, nos meses de junho, julho e agosto). Mesmo na baixa temporada a cidade é bem movimentada, uma das cidades mais visitadas da região. No Natal, acontecem vários eventos e a cidade fica mais linda ainda!
  • Dica de hotel no próximo post!
  • É da baía de Sorrento que partem os ferrys para Capri e Ischia. Os ingressos podem ser adquiridos em um ponto de vendas próximo da área de embarque.
  • Todas as informações sobre transporte relacionado a Sorrento podem ser conferidos (opções disponíveis, horários e valores) no site oficial de turismo da cidade que você pode acessar clicando aqui.
  • Infelizmente, depender do transporte de trem na região pode ser um pouco frustrante. A linha Circumvesuviana, que liga Nápoles a Sorrento carece de um pouco de modernidade, mais informações sobre os dias de funcionamento e pontualidade. Para infos detalhadas sobre essa linha de trem, acesse aqui. Mas é uma excelente opção para quem quer conhecer as várias pequenas e lindas cidades da Costa de Sorrento sem gastar muito!
  • Como a cidade fica no topo da encosta, existem algumas opções para descer até ao porto. Próximo da Marina Piccola, é possível acessar a parte alta da cidade via elevador (que custa 1 euro cada viagem) ou escadas. Tem um estacionamento pequeno perto da Marina, que na alta temporada fica quase impossível conseguir vaga. Mas existem diversos estacionamentos pagos na parte alta da cidade.
  • Por fim, indico que em pelo menos uma das refeições, ao invés de ir há um restaurante compre queijos, presunto, pão e vinho em uma salumeria. Além de provar delícias genuinamente locais, pode comer apreciando a beleza do Golfo de Nápoles!

— — —

Para ver posts anteriores sobre a Itália, acesse este link aqui ou posts relacionados abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.