Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Receitas, Sopas

Sopa de Frango com Batata e Alho Poró

Versão mais rústica tem batata com casa.

Versão mais rústica tem batata com casca.

Quando planejei e fiz esta sopa pela primeira vez, buscava algo que pudesse aquecer não só o corpo, mas também o ambiente com um aroma agradável. Logo que repeti a receita percebi que esta Sopa de Frango com Batata e Alho Poró se enquadra perfeitamente na categoria de Comfort Food. Eu, que nunca fui muito fão de sopões com sabores amenos ou lotadas de vegetais, encontrei nesta receita fácil os elementos que precisamos para aquecer a alma!

Teste em casa  esta Receita de Sopa de Frango e comente aqui se gostou ou não!

Ingredientes

– 3 sobrecoxas de frango desossadas e sem pele;

– 3 batatas de tamanho médio;

– 2 colheres de manteiga;

– 1 talo de alho poró;

– 1 litro de água quente;

– 1 cubo de caldo de galinha (uso sempre o Knorr, pois me parece ter mais sabor e menos sal);

– Pimenta branca moída na hora.

Modo de preparo

Corte o frango em cubos – removendo toda gordurinha que encontrar!, o talo de alho poró em rodelas finas (eu aproveito a parte verde mais viçosa também, pois é muito saborosa!), usando 3/4 do vegetal. Descasque as batatas e pique em cubos médios. Se quiser aproveitar todos os nutrientes, lave bem a casca e corte sem descascar – também fica ótimo!.

Em uma caçarola de tamanho médio, aqueça uma colher de manteiga e coloque os cubos de frango para fritar. Quando estiverem começando a ficar dourados, acrescente 3/4 do alho poró que foi picado. Frite por mais 3 minutos e acrescente as batatas. Misture bem e adicione 750ml de água.

Quando a sopa de frango começar a ferver, adicione o caldo de galinha e a pimenta branca. Deixe cozinhar até que a batata comece a se desmanchar. Neste momento, adicione o restante de água, a outra colher de manteiga e ajuste o sal, conforme a sua preferência. O corpo da sopa – mais densa ou mais líquida, é ajustado conforme a sua preferência e quantidade de água que usar (pode adicionar a água aos poucos, ao invés de usar quase toda na primeira leva).

Frango douradinho, logo após receber o alho poró!

Frango douradinho, logo após receber o alho poró!

Para finalizar esta Sopa de Frango, já no prato, pode adicionar croutons – que ensinarei a preparar em outro post e queijo parmesão ralado na hora, juntamente com o alho poró restante.

Com croutons!

Com croutons!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.