Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Receitas, Sopas, Vegetariana

Sopa de Aspargos

Nova receita de Sopa de Aspargos, opção vegetariana para quando se busca uma refeição confortável.

Esta não é a primeira receita de Sopa de Aspargos que compartilho aqui, mas é diferente da receita anterior (que você confere aqui). O volume de buscas por este tipo de receita, aliado ao fato de que estou trabalhando para esvaziar meu congelador me levaram a preparar esta nova, que é vegetariana.

Diferente da grande maioria das receitas de sopa com esse vegetal que você encontra na web, esta não leva creme de leite – ou seja, não é cremosa. Mas, vai por mim: muito deliciosa, e menos calórica do que qualquer outra receita de Sopa de Aspargos que você vai encontrar por aí. Espero que apreciem sem moderação!

Receita de Sopa de Aspargos

Ingredientes

  • 500 g de aspargos frescos (verde);
  • 4 batatas médias;
  • 1/2 cebola;
  • 1 dente de alho;
  • Azeite, sal e pimenta branca;
  • 2 colheres de farinha de amêndoas;
  • 125 g de baby aspargos verdes (opcional);
  • Salsa picada para finalizar;
  • Pão para acompanhar.

Modo de preparo

Lave os aspargos em água corrente. Corte a pontinha mais dura da parte de baixo dos aspargos e descarte. Corte a parte mais macia da ponta das pétalas dos aspargos e reserve para refogar na manteiga. O que sobra do talo dos aspargos vai ser a base da sopa. Se você tiver talos sobrando no congelador (como na dica desta outra receita de sopa), use-os também.

Corte a cebola grosseiramente e coloque para refogar em uma panela grande com um pouco de azeite. Descasque o dente de alho, remova e descarte o miolo, corte em pedaços e coloque para refogar junto com a cebola. Lave bem as batatas, corte em 8 partes e coloque para refogar com a cebola e o alho.

Adicione os talos dos aspargos ao refogado e coloque 1 litro de água. Cozinhe até que os aspargos e as batatas estejam macios (cerca de 15 min.). Passe os vegetais e o caldo em um processador e depois passe tudo em uma peneira fina. A pasta fibrosa deve ser descartada e o caldo restante será a sopa.

Leve ao fogo para temperar. Em uma frigideira a parte, prepare um roux, aquecendo duas colheres de azeite e as duas colheres de farinha de amêndoas. Refogue por 2 minutos e misture ao caldo da sopa. Ajuste sal e pimenta a seu gosto.

Em uma outra frigideira, refogue as pontas dos aspargos (e os aspargos baby, se desejar) no azeite, até que estejam levemente dourados. Quando estiverem prontos, sirva juntamente com o caldo de aspargos, pão fresco e salsinha picada.

— — —

Para mais receitas com aspargos frescos, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *