Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Acompanhamentos, Legumes, Petiscos, Receitas, Vegetariana

Shimeji na Manteiga

Dica de preparo de cogumelo shimeji para servir de acompanhamento, recheio, incrementar pratos ou até mesmo, servir de petisco.

shimeji-receita-de-viagem

Shimeji na manteiga.

Cogumelos em geral são muito fáceis de se preparar, por conta de sua cocção rápida. São uma das principais fontes de proteínas para vegetarianos, além de ricos em sabor (Umami!), podem servir de “apoio” ou base para pratos diversos. Existe uma infinidade de variedades comestíveis e o cogumelo shimeji é um dos meus favoritos!

Normalmente servido como entrada em restaurantes japoneses, o Shimeji na Manteiga é fácil de preparar e leva poucos ingredientes. Abaixo, relaciono como faço e dou dicas de usos. Não costumo usar shoyu, pois se a ideia é fazer na manteiga, creio que rouba o sabor mais aveludado do cogumelo. Receita serve para preparo do cogumelo shimeji branco ou marrom.

Shimeji na Manteiga

shimeji-salteado-na-manteiga-receita-de-viagem

Ingredientes

  • 200 g de cogumelo shimeji;
  • 2 colheres de manteiga com sal;
  • Cebolinha à gosto.

Modo de preparo

Sobre lavar cogumelos: cogumelos tem textura esponjosa, que absorve muita água. Se você lavar em água corrente, eles terão uma textura viscosa e nada agradável. Para limpar corretamente, use um pano descartável úmido.

Com uma faca, descarte a base, parte onde os cogumelos estão unidos. Esta é geralmente a única parte que contém terra. Se por acaso contar com sujeira no todo e nas hastes, limpe conforme indicação acima. Separe os cogumelos que ainda estiverem unidos e corte ao meio os maiores. Corte cebolinha em quantidade ao seu gosto.

Aqueça bem uma frigideira e coloque a manteiga. Indico que use a com sal, para que não precise adicionar mais tempero. Refogue, sem mexer muito, para que doure levemente os cogumelos. Mexa apenas depois de 2 ou três minutos, apenas salteando os mesmos após este período. Quando estiverem com aparência lustrosa e com partes levemente dourados, estão prontos. Salpique cebolinha e para petiscar, sirva a seguir.

Para comer!

Além de ser uma ótima entradinha, o shimeji salteado na manteiga é uma ótima pedida para: recheio de sushi, servir como acompanhamento de peixes, preparados com arroz no estilo asiático, risotto, recheio de panquecas, massa com mix de cogumelos, em molhos para carnes, tortas de carne desfiada e massa folhada… Na hora de preparar, use sua criatividade!

shimeji-como-acompanhamento-receita-de-viagem

Shimeji como acompanhamento da minha Sopa de Cebola Francesa!

Use o mesmo processo para saltear cogumelos de outros tipos na manteiga. Para deixar bem douradinhos, permita que a manteiga doure um pouco antes de colocar os cogumelos para refogar. Pode finalizar com salsinha (delícia!) ou colocar tomilho enquanto cozinha.

cogumelos-salteados-na-manteiga-receita-de-viagem

Cogumelos salteados na manteiga para Risotto de Cogumelos Frescos.

2 thoughts on “Shimeji na Manteiga

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.