Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

França, Viagem

Sainte-Chapelle de Paris está completamente restaurada

Depois de 7 anos de trabalho de restauro cuidados dos vitrais, as obras da Sainte-Chapelle de Paris estão finalmente concluídas.

Sainte Chapelle em Paris - Receita de Viagem

A reforma da igreja que é um dos principais representantes da arquitetura gótica europeia coincidiu com o aniversário de nascimento de Louis IX, então rei da França e hoje Santo, que ordenou que a mesma fosse construída para guardar relíquias religiosas.

Tive a oportunidade de visitar esta preciosidade em 2010, em meio a andaimes e lonas, em um dia nublado e chuvoso do começo da primavera. Adoro visitar igrejas antigas e esta me encantou na época mais por sua mística do que por sua construção rica em detalhes, que mal pude ver com tão pouca luz.

Esta reforma cuidadosa (cada peça dos vitrais foi revestida de uma película transparente, para que a poeira não mude a sua coloração) um bom motivo, não só para mim, mas para todos os que apreciam a arte dos vitrais, e que na Sainte-Chapelle podem obeservar agora de forma mais completa e magnífica. Segue vídeo elaborado pela própria organização do monumento, convidando para a visita.

Um pouco mais de história da Santa Capela

Externa da Santa Capela em Paris - Receita de Viagem

Detalhe da Coroa de Espinhos na torre da Sainte-Chapelle.

Construída por volta de 1240, a capela em estilo Gótico está localizada na Ilha de la Cité em Paris, centro da cidade. A igreja foi consagrada em 1248 pelo seu patrono, o então rei da França, Luis IX e atendia a família real (primeiro andar), nobres e servos que viviam no palacio (que existia onde hoje está o Palácio da Justiça).

Para a consagração da Sainte-Chapelle, Luis IX comprou do então imperador bizantino Balduíno II o que seriam fragmentos da coroa de espinhos que foi usada por Jesus Cristo. Atualmente, estes fragmentos estão guardados juntamente com os tesouros da Igreja de Notre Dame e podem ser venerados na primeira sexta-feira de cada mês, às 15h e na sexta-feira santa. 

Estes fragmentos estão dentro de um compartimento de cristal de uma coroa de ouro, como pode ser visto na foto abaixo.

Fragmentos da Coroa de Espinhos de Jesus - Receita de Viagem

Para visitar a Sainte-Chapelle

Ile de la Cité, parte interna do Palais de Justice

6 boulevard du Palais – 75001 – Paris

Para chegar: Metrô linha 1 estação Cité

Ingressos: 8,50 euros (adulto)

Aberto diariamente das 9h30 às 18 (de 1/03 a 31/10) e das 9h às 17h (de 1/11 a 28/02).

Infos detalhadas no site do monumento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.