Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Peixes, Receitas

Receita de Ceviche Mexicano

O ceviche é um dos preparos com peixe que mais amo em dias de calor e esta receita é ideal para aliviar o peso das altas temperaturas.

Eu recebi esta receita de Ceviche por e-mail de um supermercado aqui da Bélgica e por motivos de “não tinha o peixe indicado” resolvi dar meus muitos toques pessoais. E acabei fazendo ela como gosto, servindo com o que acho que combina e ficou deliciosa – tanto quanto a receita de ceviche de tilápia que já postei aqui.

Como publiquei no instagram e já recebi pedidos de como faz este Ceviche que chamei de Mexicano, aqui compartilho como sugestão para este verão que aí no BR costuma ser escaldante. Nada melhor que uma comidinha que não precisa ir ao fogo para refrescar a vida, não é mesmo? E me aguardem que nessa mesma linha de cozinha fria tenho mais duas para postar já! Medidas para duas pessoas, apreciem sem moderação.

Receita de Ceviche Mexicano

Ingredientes

  • 300 g de filé de peixe branco (eu usei merluza, mas me arrependi até à morte, pois tinha muito espinho!);
  • 2 limões;
  • Coentro;
  • Azeite de oliva;
  • 1 abacate pequeno;
  • 1 cebola roxa;
  • 1 tomate;
  • 1/2 pimenta dedo de moça;
  • Pimenta Tabasco;
  • Sal;
  • Azeite;
  • Doritos original (ou genérico).

Modo de Preparo

Certifique-se de que não há nenhum espinho no filé de peixe. Corte o peixe em cubinhos pequenos. Coloque em uma tigela, adicione o suco dos limões e misture bem. Cubra e deixe descansar por pelo menos 1h na geladeira.

Corte finamente a cebola vermelha, na quantidade que desejar colocar no ceviche. Lave com água gelada, trocando a água algumas vezes, para que se mantenha crocante e seu sabor não fique tão forte. Corte o tomate ao meio, remova as sementas e depois, corte as duas metades em cubinhos.

Corte o abacate ao meio, remova a semente e com uma faca, faça cortes nos dois sentidos. O espaço entre os cortes deve ser de mais ou menos meio cm, para fazer os cubinhos. Com uma colher, corte o abacate na horizontal, para formar os cubinhos.

Lave e corte o coentro, na quantidade que desejar. Remova as sementes e corte finamente a pimenta dedo de moça. Misture tomate, abacate pimenta, coentro e cebola na travessa final, onde irá servir o ceviche.

Escorra sem descartar o caldo do peixe que estava marinando no limão. Coloque o peixe na mesma travessa dos ingredientes e tempere com sal, molho Tabasco e azeite na quantidade que desejar. Finalize com o caldo onde o peixe estava marinando. Ajuste sal e pimenta a seu gosto e sirva para comer com Doritos.

Dica com imagem e historinha

Não sei se já comentei aqui, mas abacate (ou avocado, nome em inglês que muitos no BR tem usado) é a fruta do momento. Só se fala em avocado toast. Mas essa febre tem seu custo: muitos tem se aventurado na cozinha a preparações com ele e tem se machucado. Por isso abaixo segue uma sequência de fotos, explicando mais ou menos como fazer para cortar o abacate sem problemas (caso não tenha explicado de forma clara no Modo de Preparo). Beijos e se cuidem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *