Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Brasil

7 Passeios para curtir Porto Alegre como um local

Conheça os passeios mais tradicionais de Porto Alegre, para aproveitar a estadia na cidade de forma mais intensa.

Preciso confessar, eu sinto saudades de Porto Alegre. A capital do Rio Grande do Sul pode não ser um dos principais destinos turísticos do Brasil, mas também tem seus encantos. Muitas das atividades que listarei aqui são bem comuns em qualquer país da Europa, mas relato como forma de compartilhar o way of life porto-alegrense. E também para quem escolhe a cidade como destino, para que possa aproveitar na forma mais original possível.

Claro que nem todo mundo que vive em Porto Alegre faz ou gosta destes programas, mesmo eles sendo tradicionalíssimos. Que sirva de inspiração para um dia em que não tenha nada para fazer e não queira ficar em casa olhando para o teto. Se prestar atenção nos detalhes, vai ver que mora em uma cidade linda (apenas mal cuidada).

7 Passeios para curtir Porto Alegre como um local (e um bônus)

1 – Pôr do sol no Guaíba

Porto Alegre tem um pôr do sol incrível, que se põe no Lago Guaíba, e pode ser visto de vários lugares da cidade. O tradicional ponto de encontro para ver esse espetáculo é a Usina do Gasômetro – o cartão postal da cidade e que pode ser visto do alto, antes mesmo do avião tocar o solo.

A antiga usina de geração de energia hoje é um centro cultural, que recebe eventos e exposições variadas. Seu terraço é aberto e oferece vista privilegiada do lago (erroneamente chamado de rio). Além do prédio, existe um amplo espaço para caminhar, praticar esportes, tomar chimarrão ou relaxar. Infelizmente, não é tão bem cuidado e arrumado como poderia ser, mas recomendo a visita mesmo assim.

Outra opção é a Fundação Iberê Camargo, que tem vista privilegiada para o Lago.

Endereço: Av. Presidente João Goulart, 551 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS, 90010-120, Brasil

Essa foto tem uns 12 anos mais ou menos – chimarrão no terraço do Gasômetro!

— — —

2 – Almoço e compras no Mercado Público

Já falei sobre o Mercado Público de Porto Alegre aqui, a minha segunda casa na cidade. Costumava frequentar o lugar mais de uma vez por semana, pois reunia várias facilidades para quem gosta de cozinhar and provar cervejas diferentes. Isso porque reúne um mix muito interessante de lojas de especiarias, outras especializadas em chimarrão, alimentos importados, à granel, alimentos produzidos em Porto Alegre ou outras regiões do estado, lojas de bebidas…e vários restaurantes excelentes!

Além de ser acessado com facilidade via trem urbano (Trensurb), é a dica que dou para quem por algum motivo, precise fazer um pitstop de poucas horas na capital dos gaúchos.

Endereço: Galeria Mercado Público Central, s/n – Centro Histórico, Porto Alegre – RS, 90020-070, Brasil

— — —

3 – Caminhada no Calçadão de Ipanema

Sim, Porto Alegre tem praia. E sim, uma que se chama Ipanema. Provavelmente não tem todo aquele desbunde da Ipanema carioca, mas tem seu charme. A calçada construída na orla do Guaíba é uma excelente opção de passeio, principalmente aos finais de semana.

Funciona como uma praia mesmo: é de lá que muitas pessoas partem para praticar esportes aquáticos, de onde barcos saem para velejar, onde algumas pessoas vão relaxar na areia, tomar chimarrão (de novo, porque não?!), tomar uma cerveja em algum dos muitos bares da avenida em frente ao calçadão. É um espaço para lazer e práticas de esporte, que lota aos domingos.

Endereço: Av. Guaíba, 818 – Ipanema, Porto Alegre – RS, 91760-740, Brasil

— — —

4 – Café na Casa de Cultura Mário Quintana

O antigo Hotel Majestic é um dos meus lugares favoritos em Porto Alegre. Além de espaço sempre repleto de atrações culturais, conta com dois cafés: Santo de Casa e Café Conceito Majestic.

O local também é uma excelente opção para quem quer ver o pôr do sol no Guaíba. Antes de visitar, confira a agenda de eventos e atividades que estarão rolando na data, no site oficial da instituição: http://www.ccmq.com.br/site/

Endereço: R. dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS, 90020-003, Brasil

— — —

5 – Perder-se no Brique da Redenção

Programa imperdível dos domingos em Porto Alegre, o Brique da Redenção é o mais tradicional mercado de pulgas da cidade. Mas ele não vive somente de antiguidades: artesanato, alimentos, artes plásticas e entretenimento fazem desta feira, uma verdadeira festa.

Lotado em uma rua lateral ao Parque Farroupilha (mas que também é conhecido por Redenção), conta com um sem número de expositores (por isso a dica de se perder nele!) e muito espaço para se reunir com os amigos.

Endereço: Parque Farroupilha – Av. José Bonifácio, s/n – Farroupilha, Porto Alegre – RS, 90010-150, Brasil

— — —

6 – Happy hour na Padre Chagas

A charmosa rua no bairro Moinhos de Vento, que termina no Sheraton Hotel de Porto Alegre, é repleta de pubs e restaurantes. Por isso a dica de um happy hour (ou jantar, ou sorvete…) na região onde pode-se escolher entre uma variedade de estabelecimentos.

Algumas lojas, muitas árvores e alguns prédios residenciais dão a região um ar europeu e requintado, que muitos comparam a Paris. A região badalada tem opções para todos os gostos e apetites, e fica bem próxima ao centro da cidade.

— — —

7 – Chimarrão no Parcão

O Parque Moinhos de Vento, mais conhecido como Parcão, também é uma opção de passeio relax para se fazer em Porto Alegre. Localizado em uma área nobre próximo ao centro da cidade, é frequentado por corredores, leitores, famílias com crianças e grupos de todas as idades, interessados em curtir um espaço agradável e bonito da cidade.

Endereço: R. Comendador Caminha, s/n – Moinhos de Vento, Porto Alegre – RS, 90430-030, Brasil

— — —

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *