Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Alemanha, Nuremberg, Onde comer (e beber!), Viagem

Nuremberg na Alemanha

Nuremberg é o tema do último post dessa série sobre viagem para Alemanha!

Weissgerbergasse, a rua mais bonita de Nuremberg!

Quando resolvemos ir para Viena de carro, sabíamos que para uma viagem mais tranquila, seria necessário parar uma noite em alguma cidade da Alemanha. São mais de 11h na estrada, para quem parte de Bruxelas, e escolhemos passar uma noite em Nuremberg antes de chegarmos ao nosso destino final, na Áustria.

Escolhemos Nuremberg por um motivo bem específico, que deve ser levado em consideração por qualquer pessoa que decida fazer uma roadtrip pela Alemanha: para entrar em algumas das grandes cidades do país, é preciso pagar por um adesivo indicando que seu carro não polui. Mas onde e como? Em alguns pontos de venda da primeira cidade que você entra no país, que costumam fechar cedo (tipo 16h). Para saber mais detalhes (e outros países que também pedem este tipo de selo, confira este post do Por que não? Travels).

Como em nosso roteiro isso não seria possível, decidimos passar a noite em Nuremberg. Conhecer uma cidade nova nunca é demais, não é mesmo? Ademais, esta é uma das cidades mais interessantes para se conhecer na Alemanha, dado seu passado histórico (antigo) e também recente. Confira abaixo mais informações sobre a cidade, além de dicas de onde comer e beber, bem como de o que fazer, caso queira incluir a mesma em seu roteiro de viagem para Alemanha!

  

— — —

Nuremberg na Alemanha

Nuremberg carrega o estigma de ter sido sede do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, mais conhecido como Partido Nazista. As imagens que temos de Adolf Hitler discursando para uma multidão que o saudava são, em sua maioria, do Zeppelinfield nesta cidade.

Zeppelinfield é atualmente uma pista para treinamento de auto-escolas.

Mas nem só de histórias tristes relacionadas ao Nazismo e a Segunda Guerra Mundial vive Nuremberg. A cidade ainda preserva parte de sua muralha medieval, um castelo no topo da montanha, além de outras atrações históricas, como qualquer outra cidade antiga da Europa. E é particularmente linda, e nossa breve estadia nos deixou com boas impressões. Várias atividades turísticas, atendimento muito simpático em todos os lugares e comida (senhores!) muito boa!

Um fato importante, e que deve ser levado em consideração se você estiver visitando o sul da Alemanha durante o mês de dezembro: o Mercado de Natal de Nuremberg! Além de ser um dos mais tradicionais da Europa, reserva uma experiência incrível para conhecer mais dessa cultura adorável que existe aqui na Europa. E se você gosta de enfeites de Natal, se prepare para pirar com as lojas especializadas espalhadas pela cidade, tudo made in Germany.

— — —

O que fazer em Nuremberg

Não vou entrar em muitos detalhes, apenas listar os principais pontos de visita na cidade, com links para quem tiver interesse e quiser programar uma visita de maior tempo que a nossa (nós apenas circulamos pela cidade!):

  • Germanisches National Museum (história da cidade, que foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial e teve seus prédios históricos reconstruídos a partir de seus planos originais);
  • Dokumentationszentrum Reichsparteitagsgelände (ao lado do “Coliseu” construído e inacabado pelo Partido Nazista, especialmente para os comícios do partido. Tem exposição permanente sobre os horrores do Nazismo);

  • Heilig-Geist-Spital (ponte com vista para o antigo hospital, que estava em reformas quando visitamos a cidade);
  • Weissgerbergasse (rua com arquitetura tradicional da região, em estilo enxaimel, repleta de cafés e lojas interessantes – a rua mais bonita da cidade).

— — —

Onde comer e beber em Nuremberg

Por incrível que pareça, este restaurante não é armadilha para turista. Além do grande número de locais que encontramos, tivemos um atendimento excepcional e uma comida apaixonante. Quero muito voltar! Provamos dois pratos diferentes de pork shoulder e eram simplesmente deliciosos. Gastamos menos de 35 euros pelos 2 pratos + quatro cervejas.

Endereço: Bergstrasse 20 – 90403 – Nuremberg – Alemanha

— — —

Nós entramos nesta padaria (que não tem nada demais, é praticamente uma rede) despretensiosamente para tomar café da manhã e eu dei um berro quando vi que eles tinham cuca! Para quem não sabe o que é cuca, tem receita aqui. Minha empolgação era pelo fato de que só no Rio Grande do Sul (e nem é em todo lugar!) você encontra “cuca” como opção de “bolo” para comprar inteira ou em pedaços. Quando eu vi que eles tinham, por alguns instantes me senti em casa.

Pois, escolhemos nossas cucas e seguimos para um banco na frente da fonte Ehekarussell.

Endereço: Ludwigspl. 26-28 – 90402 – Nuremberg – Alemanha

— — —

Por fim, não poderíamos deixar de provar a rotbier, a cerveja vermelha tradicional de Nuremberg. Escolhemos a cervejaria tradicional em frente ao Hütt’n e mesmo sendo tarde da noite, conseguimos provar várias cervejinhas diferentes. Precinho e atendimento muito amigáveis, como sempre.

Endereço: Bergstraße 19-21 – 90403 – Nuremberg – Alemanha

— — —

Para ler todos os posts sobre viagem para Alemanha, acesse aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.