Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Bélgica, Viagem

Funcionamento do transporte público em Bruxelas no final de ano

Confira horários e mais infos relacionados ao transporte público de Bruxelas e trens da Bélgica no período entre Natal e Ano Novo.

Tinha prometido que iria informar sobre o horário de funcionamento do transporte público em Bruxelas neste final de ano, e achei mais interessante fazer um post mais completo. Isso porque descobri infos bem interessantes sobre gratuidade e que são importantes para o conhecimento de turistas (e de todo mundo que vive aqui na Bélgica!).

Os horários de transporte serão adaptados este ano novamente para se adequar às férias de Natal, assim como o horário de funcionamento dos bancos e escritórios do Bpost (os Correios belgas e que além de muitas entregas, também funcionam como banco).

Vários trens não funcionarão entre segunda-feira, 22 de dezembro e sexta-feira, 2 de janeiro. Nos dias 24, 26 e 31 de dezembro serão dias com o horário de transporte público com menos opções de horários. Durante o Natal e o Ano Novo, o tráfego ferroviário será semelhante a um serviço de domingo (com menos opções de horários).

Em Bruxelas, na véspera de Ano Novo, todo mundo poderá usar o metro gratuitamente até as 2h da manhã (horário em que o metro encerra as atividades). Os ônibus Noctis também serão gratuitos até às 5:30 da manhã. Linhas do tram (metro de superfície) 3, 4, 7, 19, 39, 92 e 94 estarão excepcionalmente em serviço até as 2h15 da manhã.

Toda a rede TEC (ônibus intermunicipal da região da Wallonie) será gratuita para os passageiros a partir das 7h da manhã de 31 de dezembro a 9h da manhã de 1º de janeiro. Os correios vão fechar às 16h da tarde na véspera de Natal e na véspera de Ano Novo.

Infos extras sobre o metro e bus integrado de Bruxelas

Mapa e notícias em tempo real do metro de Bruxelas, veja aqui. Passagem unitária de metro custa € 2,10; mesmo vale para o ônibus urbano. Se não conseguir comprar passagens no balcão de atendimento.

É bem fácil de se achar no transporte público de Bruxelas e depois de conhecer os metros de outras cidades, este é o melhor que conheço! Desembarca de um lado e embarca do outro para voltar, em quase todas as estações. Passagem vale por 1h30, mas é necessário sempre validar a passagem vai indicar en correspondance). Sempre pague sua passagem (comprar 10 tem desconto), pois a fiscalização é grande e a multa cara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.