Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Dicionário de Culinária

Dicionário de culinária: Pequi

Conheça esse ingrediente bem peculiar da cozinha brasileira em mais uma edição de nosso Dicionário de Culinária.

Os espinhos do Pequi - Receita de Viagem

No centro, os espinhos do Pequi.

Fruto de árvore nativa do cerrado brasileiro, o Pequi recebeu esse nome derivado do Tupi-guarani – Pyqui – que significa “pele com espinho”. Seu fruto tem polpa de coloração amarelo intenso e é largamente utilizado na culinária sertaneja, principalmente no sertão de Goiás e Minas Gerais. Mas também é encontrado Rondônia, Pará, Tocantins, Piauí, Bahia, Ceará, São Paulo, Paraná e parte da Bolívia.

Pequizeiro florido - Receita de Viagem

Um pequizeiro florido.

Seu consumo tradicional é no preparo com arroz e frango. Ele é a atração principal de diversos pratos típicos da região central do Brasil. Seu caroço cheio de espinhos costuma ser roído, mas versões em conserva e sem a parte “perigosa” já podem ser encontrados no mundo todo.

Eu conheci Pequi pelo fato de que na adolescência, assistia muito o programa Globo Rural. Naquele tempo, as reportagens que abordavam alimentos típicos de todo o país enriqueciam meu vocabulário gastronômico. No Rio Grande do Sul eu nunca tive acesso, mas assim que encontrei aqui em Bruxelas, tratei de provar! Logo mais, segue a receita de como preparei Arroz de Frango com Pequi.

Paladar

Eu gostei bastante. Lembrou um pouco o sabor e a cor do butiá, com uma textura mais resistente e sem o doce da fruta típica da região das Missões, no Noroeste do RS. Mas isso já é assunto para outro post dessa tag!

Futa do Pequi - Receita de Viagem

Pequi no pé.

Pequi - Receita de Viagem

Usos

Além da extração de óleo, o Pequi era usado no século XVIII para a fabricação de sabão, sendo considerado um elemento de propriedades terapêuticas. Além da combinação clássica com arroz e frango, é utilizado em preparos com macarrão, peixe, carnes vermelhas, licores, doces e sorvetes.

Pequi fatiado em conserva - Receita de Viagem

Polpa do Pequi em conserva.

Pequi ao molho - Receita de Viagem

Pequi ao molho.

One thought on “Dicionário de culinária: Pequi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.