Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Dicionário de Culinária

Dicionário de Culinária: Flor de Sal

Conheça a especiaria em mais post da tag Dicionário de Culinária.

Flor de Sal no pote - Receita de Viagem

Cada vez mais presente nas cozinhas brasileiras, a Flor de Sal é uma especiaria nobre, de importância histórica e cultural. Em mais uma edição de nosso Dicionário de Culinária, saiba mais sobre esse ingrediente e veja como usar o mesmo em suas receitas.

O que é Flor de Sal

A Flor de Sal é a primeira e fina camada de cristais que se forma na superfície da água das salinas marinhas. Seu processo de retirada é feito de forma manual e muito delicada. Desta forma, é possível a produção de grãos menores do que os de sal grosso, não tão duros e um pouco úmidos.

Para cada 80 quilos de sal marinho que é extradído, coleta-se apenas 1 quilo de Flor de Sal. Por isso e por contar com sabor superior, o seu valor é elevado. Depois da coleta, deixa-se secar ao sol por 7 dias, fazendo com que se obtenha um produto crocante.

É considerado o tipo mais piro de sal que existe, pois não passa por nenhum tipo de processo industrial. Possui, dessa forma, concentração natural de cobre, zinco, ferro, magnésio, flúor, sódio, iodo, cálcio e potássio. Por isso, deve ser utilizado sempre em pequenas doses.

Mais flor de sal - Receita de Viagem

Como usar Flor de Sal

Muito usado na alta gastronomia, a Flor de Sal serve principalmente para realçar o sabor da comida e finalizar pratos. É a pitada final de sabor, em forma de pequenos cristais brancos.

Ela perde muitas de suas propriedades e sabor se aquecida, por isso a recomendação é de que seja usada para finalizar. Combina muito bem com todo tipo de salada, carnes e até mesmo sobremesas. Além de deixar qualquer prato mais bonito.

Flor de Sal: onde comprar

Em lojas especializadas em especiarias. Além de algumas marcas francesas de regiões produtoras conhecidas no mundo inteiro, algumas opções nacionais também são oferecidas.

Encontrei valores a partir de R$ 21,00, para potes de 350g. Para comprar, este é o link.

Flor de Sal de Guerande - Receita de Viagem

Esta é a marca que costumo usar aqui em Bruxelas. Custa 3,60 euros.

Flor DO Sal

Antes de comprar, atente bem ao rótulo, pois existe essa diferença. A Flor DO Sal tem outra textura, apresentando características diferentes de sabor, umidade e dureza.

One thought on “Dicionário de Culinária: Flor de Sal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.