Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Brasil, Viagem

9 Pontos Turísticos de Porto Alegre

Para visitar no aniversário da cidade, hoje, 26/03, 243 anos ou sempre que tiver vontade!

Porto Alegre foi minha cidade por mais de 7 anos. Digo minha cidade por sempre me apropriar dos lugares onde estou, seja trabalho ou lugar onde moro. Hoje Bruxelas é minha cidade, mesmo como tão pouco tempo, mas guardo muitas coisas boas do tempo que vivi na capital do RS.

Durante os anos em que lá estive, aproveitei tudo que pude e conheci pontos turísticos de Porto Alegre que muitas pessoas que nasceram, cresceram e permaneceram não visitam. Digo isso por conhecer vários porto-alegrenses natos que jamais foram ao Gasômetro, por exemplo. E embora não pareça, para turismo, Porto Alegre tem muito a oferecer.

Confira a lista dos 9 locais que você precisa conhecer na capital dos Gaúchos:

1 – Mercado Público

Entrada pelo Largo Glênio Peres.

Entrada pelo Largo Glênio Peres.

Já falei aqui sobre esse lugar que amo (e morro de saudades, preciso confessar! pelo menos uma vez por semana eu batia ponto). O Mercado Público de Porto Alegre deve ser visitado não somente por ser um dos prédios mais históricos da cidade, mas por oferecer bons restaurantes (alguns muito antigos, como o Gambrinus, fundado em 1889 e em funcionamento no Mercado desde então!), comida local, comida de outros estados, alimentos importados, artefatos gaúchos. Dá para passar o dia lá!

Sua construção data de 1865 e passou por altos de baixos em termos de popularidade. Hoje sua estrutura e atrativos estão consolidados. Em 2013 um incêndio destruiu telhado e um pouco da parte superior do Mercado, mas rapidamente ele voltou a funcionar e tudo está sendo reestruturado.

Dica: se está de passagem na cidade e não tem muito tempo para passear, saiba que tem um ônibus que faz transporte do Aeroporto até o Mercado Público. Sem contar que é bem fácil ir de Aeromóvel + Trem do Aeroporto até o centro da cidade.

2 – Usina do Gasômetro

chimarrao no gasometro - Blog Receita de Viagem

O prédio, da Usina do Gasômetro inaugurado em 1928 para abrigar uma Usina de Geração de Energia movida à carvão mineral hoje é espaço para eventos culturais de todos os tipos. Já estive lá para exposições, feira de espumante, sessões de cinema…É um espaço bem legal para a promoção da cultura na cidade.

Também é lá o mais tradicional ponto de observação do pôr (e nascer!) do sol na cidade. Antes de desembarcar em Porto Alegre, do avião você conseguirá observar a torre do Gasômetro, que tem 107 metros de altura e foi construída em 1937.

Mas por que Gasômetro se era uma usina de carvão mineral? O local onde foi construída a usina era chamado de Volta do Gasômetro, por conta de uma outra usina que existia na região.

Dica: suba na parte superior do prédio para observar o Guaíba.

3 – Praça da Alfândega e Museus

Praça da Alfândega - Receita de Viagem

A Praça da Alfândega é um dos pontos mais centrais da cidade e também mais tradicionais. É lá que entre outubro e novembro acontece (desde 1955!) a maior feira do livro a céu aberto da América Latina: a Feira do Livro de Porto Alegre (nem vou entrar em detalhes sobre o quanto manter esse “céu aberto é complexo” eu trabalhei em 4 feiras!).

A Praça, recentemente restaurada é ladeada por algumas das construções mais bonitas da capital gaúcha e que merecem ser visitadas: MARGS (Mudeu de Arte do Estado), Satander Cultural (Museu e espaço de cultura), Memorial do RS, e Clube do Comércio. Da Praça da Alfândega fica bem fácil visitar estes Museus.

Dica: desta praça, seguindo um pouco mais adiante na Rua dos Andradas você pode seguir para a Casa de Cultura Mário Quintana. Passeio para fazer à pé.

4 – Praça Marechal Deodoro (Praça da Matriz)

Praça Marechal Deodoro - Receita de Viagem

Esta é a praça que tem em seus arredores, o Palácio Piratini – Sede do Governo do Estado, a igreja Matriz, o Theatro São Pedro, a Assembléia Legislativa, o Museu Júlio de Castilhos e a Biblioteca Municipal. Todos merecem uma visitinha.

Esta praça existe desde os primórdios da povoação da cidade, sendo que a primeira menção local data de 1753.

Dica: o café do Theatro oferece uma vista boa da praça e tem petiscos deliciosos.

5 – Parque Farroupilha (Redenção)

Parque Farroupilha - Receita de Viagem

A Redenção é o ponto de encontro dos domingos à tarde para tomar chimarrão na capital. Com vários monumentos e atividades diversas. Nos sábados tem feira (alimentos, artesanato, obras de arte…) e aos domingos tem o já tradicional Brique da Redenção, bem similar aos mercados de pulgas tão comuns na Europa.

Dica: nos finais de semana fica bem movimentada e recebe alguns eventos importantes a céu aberto, como a Parada Livre. É divertido ver tanta movimentação no local com artistas de rua e muitas guloseimas de parque para se deliciar.

6 – Casa de Cultura Mário Quintana e Rua dos Andradas (Rua da Praia)

CCMQ - Receita de Viagem

O lindo prédio foi inaugurado em 1933 para abrigar um hotel luxuoso, o Majestic que na época em que foi construído destacava-se pelo fato de possuir passarelas suspensas por uma via pública.

Em seus tempos áureos, hospedou presidentes e artistas importantes. O poeta gaúcho Mário Quintana viveu nesse hotel de 1962 até 1987, ano de sua morte. Nos anos 80 o Governo do Estado adquiriu o prédio e após a morte do escritor iniciou-se o processo para transformação em monumento histórico e espaço de cultura.

Para conhecer o local, indico uma breve caminhada da Praça da Alfândega pela Rua dos Andradas para conhecer uma das ruas mais tradicionais da cidade e observar a movimentação bem porto-alegrense do centro da cidade.

Dica: além de conhecer as dependências do prédio histórico, aproveite a vista do Café Santo de Casa, que está localizado em uma das cúpulas, para fazer uma refeição agradável. Os cafés do térreo também são bem agradáveis

7 – Calçadão de Ipanema na Zona Sul

Calçadão de Ipanema - Receita de Viagem

O bairro de Ipanema na Zona Sul de Porto Alegre também tem um calçadão percorrendo a orla do Guaíba. O local oferece uma linda vista do estuário que banha a cidade e é bem movimentado nos finais de semana.

Lá é possível optar por restaurantes ou bancos, além de ser um dos principais pontos de prática de esportes aquáticos da cidade. Vale percorrer toda a extensão do calçadão.

Dica: o frango no palito recheado com queijo vendido em um dos food trucks que fica estacionado na beira do calçadão é muito bom!

8 – Parque Moinhos de Vento e Arredores (Parcão)

Parque Moinhos de Vento - Receita de Viagem

O parque é bem bonito e merece um passeio. Tem um lago com tartarugas e peixes, com um antigo Moinho do local. Está localizado em uma área nobre da cidade e é bem agradável circular pelas ruas do bairro e ver os casarões antigos que hoje abrigam lojas, bares e restaurantes.

Dica: cruze toda a Rua Padre Chagas e algumas das que cortam ela. O bairro é pequeno mas muito bonito. Aproveite para provar um sorvete ou tomar um café em algum dos charmosos restaurantes.

9 – Museu Iberê Camargo

Museu Iberê Camargo - Receita de Viagem

O Museu dedicado ao artista gaúcho tem arquitetura curiosa (eu não gostei, #prontofalei) e vale a visita por seu conteúdo. Apesar de pouco privilegiada na construção, a vista do Guaíba é sensacional.

+ Infos:

– Vários lugares/praças e parques de Porto Alegre tem nome e apelido. Para que não tenha dúvidas sobre o local de que estão falando, coloquei na lista o nome oficial no começo e o apelido entre parênteses;

– Tem alguns passeios que você pode fazer para aproveitar melhor a cidade. No próximo post coloco aqui as dicas!

3 thoughts on “9 Pontos Turísticos de Porto Alegre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *