Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Dicionário de Culinária

Tendências culinárias para 2021

Nada melhor para começar o ano do que um resumo do que você verá (e muito) neste 2021.

O ano de 2020 virou de cabeça para baixo com a chegada do coronavírus. Não é de surpreender que o fechamento de restaurantes e os períodos de confinamento tenham alterado os hábitos alimentares de todos nós. E isso vai influenciar diretamente neste 2021 que recém começou.

Abaixo, o que chama-se de tendências culinárias para este ano meio incerto, mas que espero possamos transformar em experiências positivas.

Tendências culinárias para 2021

1 – Até mesmo os chefs estrelados disponibilizarão tele-entrega

O setor de restaurantes é um dos mais afetados pela atual crise sanitária. Para lidar com uma queda excepcional na receita, chefs renomados tiveram que se reinventar e encontrar novas formas de continuar servindo sua comida.

— — —

2 – Maior consumo de frutas e vegetais

Cada ano tem seu vegetal favorito. Em 2017, era chicória e no ano passado era alface, vegetal que acabou tendo um ano um tanto discreto. De acordo com o New York Times, 2021 será o ano de todos os vegetais. Isso porque eles são excelente opção para nossa saúde e defesas imunológicas. Os produtos frescos, principalmente frutas e vegetais, serão, portanto, altamente aclamados por seus benefícios.

— — —

3 – Reutilização

Em um momento em que a caça ao desperdício está em alta, o reaproveitamento de alimentos se tornará uma tendência real. Antes do confinamento, alguns restaurantes embarcaram no “desperdício zero”. Mas a reciclagem de cascas pode ser feita em casa. De acordo com o Whole Foods Market, essa abordagem para cozinhar se tornará a tendência em 2021.

— — —

4 – A volta do café da manhã

Há muito tempo foi negligenciado ou até completamente eliminado – aqui em casa pelo menos. O café da manhã certamente voltará a ser um hábito em 2021, de acordo com pesquisa realizada pelo Whole Foods Market. Com a disseminação do home office, a “refeição mais importante do dia” segundo nutricionistas deve ganhar mais impulso. Sucos de fruta fresca, preparos com ovos dos mais variados tipos…se você é um dos que voltou a tomar café da manhã, aqui tem várias receitas com ovos que podem servir tanto como café da manhã quanto jantar!

— — —

5 – Cheesecake de San Sebastian

Com sua crosta queimada e interior cremoso, esta especialidade basca que surgiu na década de 1990 é a receita tendência de 2021, de acordo com o New York Times. É popular atualmente tanto entre os grandes chefs que o oferecem em uma versão revisitada quanto por entusiastas amadores da gastronomia, que o fazem em casa antes de postar seu feito no Instagram. Vou testar e compartilhar aqui!

— — —

6 – Cursos online de culinária

Com o isolamento, cozinhar em casa tornou-se um hábito para muitos que antes não o faziam. Em família, em casal ou mesmo sozinho, é uma forma agradável de passar o tempo com uma boa refeição. Muitos chefs entenderam isso e multiplicaram as master classes online nas redes sociais. A tendência deve se confirmar em 2021. Eu mesma não estou fazendo nenhum curso específico, mas tenho aprendido muito com os vídeos do chef Alex Atala. Recomendo!

— — —

7 – Comfort food

Os alimentos reconfortantes estarão mais do que nunca no topo em 2021. A crise de saúde provavelmente continuará por mais alguns meses. Para animar, nada como uma receita gostosa, de família, que se baseia em memórias de infância. Nem sempre saudável, a comida reconfortante (como um mousse de chocolate ou um fondue) tem o simples mérito de ser boa e serão as apostas para mais uma temporada em casa.

One thought on “Tendências culinárias para 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.