Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Carnes, Receitas

Stinco de Cordeiro com molho de cerveja stout

Receita de Stinco de Cordeiro com molho de cerveja coffee stout e dica de acompanhamento.

Esta receita era para ter entrado na serie de posts de receitas com cervejas da Brasserie Atrium, mas a cerveja que usei era uma edição especial e não faz mais parte do catálogo. De qualquer forma, este Stinco de Cordeiro com molho de cerveja stout merece compartilhamento de honra, pois ficou realmente excelente.

E tem também dicas de acompanhamento – que já deixo aqui como sugestão para alguma data especial. Usei para este preparo uma coffee stout, o que recomendo muito, pois deixa um excelente sabor (e contraste) no prato. Confira abaixo, quantidades (como sempre para servir duas pessoas). preparo da carne será feito na panela de pressão.

Receita de Stinco de Cordeiro com molho de cerveja stout

Ingredientes

  • 2 Stincos de cordeiro (para quem não sabe é a canela da ovelha);
  • 375 ml de cerveja stout;
  • 2 échalotes (ou uma cebola média);
  • 1/2 talo de alho poró;
  • Alecrim, sálvia e manjerona;
  • Sal, pimenta e um fio de azeite;
  • Purê de batata e ervilha torta para acompanhar.

Modo de preparo

Comece selando os stincos na panela de pressão temperados com um pouco de pimenta e sal e usando um fio de azeite. Enquanto isso, descasque e corte a cebola em cubos. Coloque na panela para refogar junto com a carne e se achar necessário, coloque mais um pouquinho de azeite. Limpe e corte o alho poró em tirinhas, e adicione na panela onde estão a carne e a cebola. Refogue por no mínimo dois minutos antes de adicionar outros ingredientes.

Lave e descasque a cenoura. Rale na parte fina do ralador e quando a cebola estiver cozida, adicione na mesma panela. Refogue por mais dois minutos e adicione a cerveja. Adicione as ervas frescas (manjerona, sálvia e alecrim) e se achar que o líquido não é suficiente para cozinhar, adicione água. Ajuste quantidade de sal e pimenta e cozinhe na pressão por 20 min.

Com cuidado abra a panela e verifique se a carne está macia. Se ainda não, cozinhe por mais cinco minutos. Quando finalizar o cozimento do stinco, remova a carne da panela, os talos dos temperos verdes e aqui, pode seguir o caminho que mais lhe agrada: peneirar o molho e deixar cozinhar até reduzir ou processar o molho. Eu fui de primeira opção e mesmo assim, consegui esse molho lindo que podem ver na foto.

Depois do molho pronto, adicione o stinco de volta na panela para que pegasse os sabores do molho e reaquecesse a carne. Para acompanhar, preparei ervilha torta (confira receita neste link aqui) e purê de batata, que adicionei um pouco de creme de trufa branca, que deu um sabor todo especial.

— — —

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.