Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Acompanhamentos, Receitas, Saladas

Salada Morna de Feijão Fradinho

Sugestão de receita com feijão fradinho, para um cardápio variado e nutritivo.

Fato inegável na minha culinária é que quanto mais tempo longe do Brasil, maior curiosidade e pela cozinha brasileira eu tenho. Talvez o fato de não ter um trabalho em tempo integral me deixe mais disponível para consumir conteúdos do Brasil – ainda mais neste momento em que alguns dos maiores chef do país tem canal no Youtube (principalmente do Chef Alex Atala e do Chef Thiago Castanho)!

E de tanto ver receitas com ingredientes brasileiros, tive vontade de preparar algo com feijão fradinho! Esta espécie de salada morna não é nenhuma criação brilhante e com certeza deve ter algumas excelentes variações bem nomeadas pelo Brasil. Peço desculpas desde já pela minha falta de conhecimento nesse campo e você que me lê, sinta-se a vontade para informar no espaço para comentários.

Como sempre, segue apenas uma sugestão de preparo para amadores em busca de inspiração assim como eu. E bom apetite!

Salada Morna de Feijão Fradinho

Ingredientes

  • 3/4 de xícara de feijão fradinho;
  • 200 g de cabotiá descascada;
  • 100 g de tomatinho cereja;
  • 1/2 cebola;
  • 1 folha de louro;
  • Azeite, sal e pimenta;
  • 1 dente de alho;
  • Coentro.

Modo de preparo

Cozinhe o feijão fradinho conforme as indicações da embalagem (eu cozinho apenas com água, um fio de azeite e uma folha de louro). Apenas tome cuidado para não passar do ponto, para que estejam cozidos mas inteiros.

Corte a cabotiá em cubinhos. Corte a cebola em tiras e refogue em um pouco de azeite. Quando estiver cozida, adicione o dente de alho triturado sem o miolo e misture bem. Adicione então a cabotiá e refogue em fogo baixo, com a panela tampada, mexendo vez ou outra, até que fique macia. Se achar necessário, adicione um pouquinho de água. Quando estiver cozida, desligue.

Quando o feijão fradinho estiver cozido, desligue, escorra e descarte o líquido do cozimento. Junte com a cabotiá com ambos ainda quentes e tempere com sal e pimenta. Lave e corte os tomatinhos e adicione na salada. Finalize com coentro picado em quantidade ao seu gosto (e vinagre, se desejar, eu não usei).

Sirva como acompanhamento para sua carne de preferência. Aqui eu cozinhei estas fatias largas de bacon junto com o feijão e depois de cozido, apenas separei e dourei em uma frigideira antes de servir.

— — —

Para outras receitas de saladas saborosas e nutritivas, acesse aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.