Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Receitas

Risotto de Abóbora e Presunto Cru

Sugestão de combinação deliciosa para risotto, que leva abóbora, presunto cru e sálvia!

Combinação de ingredientes para risotto é algo que realmente amo fazer, e a prova está nas várias receitas disponíveis no blog (que você pode conferir neste link aqui). O preparo é sempre o mesmo, mas replico para quem não conhece.

O diferencial deste risotto é que leva abóbora, presunto cru e sálvia. Sabores um pouco contrastante, mas que oferecem um resultado saboroso e nutritivo. Espero que apreciem e me contem se aprovam esta receita! Quantidade de ingredientes para duas pessoas.

Receita de Risotto de Abóbora, Presunto Cru e Sálvia

Ingredientes

  • 300 g de abóbora;
  • 8 fatias de presunto cru;
  • 10 folhas de sálvia;
  • 3/4 de xícara de arroz arbóreo;
  • 1/2 cebola;
  • 1 dente de alho;
  • 1/2 copo de vinho branco;
  • 500 ml de caldo de legumes;
  • 1 colher de sopa de manteiga;
  • 50 g de queijo parmesão ralado;
  • Sal e pimenta branca a gosto.

Modo de preparo

Comece o risoto preparando a abóbora. Optei por descascar, cortar em cubos e assar em forno médio com um fio de azeite. Assei em forno com temperatura média até que ficassem macias, pois penso que é mais difícil legumes duros como este chegarem ao ponto de cozimento ao mesmo tempo que o arroz. Assim tenho garantia de que estarão bem cozidos.

Enquanto isso, refoguei a cebola na manteiga e quando esta cozinhou, adicionei o dente de alho picado (sempre descarte o miolo se não quiser que o sabor dele domine). Refogue por mais dois minutos e adicione o arroz. Misture bem e adicione o vinho. Mexa até que o vinho evapore, antes de começar a adicionar o caldo de legumes (eu geralmente uso meio caldo pronto dissolvido em água quente. Não tem muito sabor, mas é justamente para evitar exagerar no sal, já que o queijo e o presunto tem sal).

Enquanto isso, em uma frigideira a parte, refogue brevemente as fatias de presunto cru cortadas grosseiramente. Quando estiver pronto, desligue. Siga cozinhando o arroz, adicionando uma concha de caldo por vez e mexendo até que o líquido evapore, antes de colocar mais caldo.

Quando a abóbora estiver assada (macia), retire do forno. Adicione metade dela quando o arroz estiver quase al dente, a outra parte entra quando o arroz estiver cozido. Neste mesmo momento, adicione também as folhas de sálvia limpas e picadas finamente.

Se acabar o caldo e o arroz ainda não estiver no ponto, adicione mais água aos poucos. Quando ele estiver no ponto de cozimento de sua preferência, adicione o presunto, o restante da abóbora e metade do queijo ralado. Prove e adicione mais sal e pimenta, se achar necessário. O risoto deve ser cremoso, servido quente e sempre pode adicionar um pouco mais de queijo ralado para finalizar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.