Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Pães, Receitas

Receita de Tortilla Mexicana

A tortilla é a base para acompanhar preparos mexicanos como o chili con carne e a machaca – que também ganhará receita aqui!

Uma coisa que não se pode negar é que o Brasil (e Porto Alegre especialmente), tem boas opções de restaurantes. Um dos que mais frequentei da quase década que lá vivi era o Pueblo, que sempre serviu de fonte de inspiração para meus preparos de comida mexicana, em especial a tortilla, a guacamole e a machaca.

E por mais internacional que seja Bruxelas, não me vem a mente a lembrança de nenhum restaurante de comida mexicana na capital da Bélgica. E uma vez que boa parte da minha vida é cozinhar, desenvolver minha própria receita de tortilla acabou sendo algo bem natural.

Por mais seja fácil encontrar tortillas prontas para consumo (tanto aqui quanto no Brasil), acho que além de mais saudável, esta receita é uma mão na roda ocasiões em que falta pão. Muito prática e fácil de preparar, confira! A próxima receita será de machaca, um recheio de carne excelente para tortilla.

Receita de Tortilla Mexicana

Ingredientes

  • 1 1/2 xícara de farinha de trigo;
  • 1/2 xícara de farinha de milho moída fina;
  • 1/2 colher de chá de sal;
  • 1/2 colher de chá de açúcar;
  • 3/4 de xícara de água;
  • 3 colheres de sopa de azeite ou manteiga.

Modo de preparo

Em uma tigela grande, misture as farinhas, o açúcar e o sal. Junte a água e o óleo. Vire sobre uma superfície enfarinhada e sove, dobrando a massa de 10 a 12 vezes. Adicione mais farinha ou água se achar necessário, para formar uma massa lisa e homogênea, como de pão. Deixe descansar em uma travessa tampada por 10 minutos.

Divida a massa em 8 ou 10 porções, formando bolinhas. Em uma superfície levemente enfarinhada, estique cada porção com um rolo, formando um disco de tamanho médio.

Em uma frigideira antiaderente untada levemente com azeite, cozinhe as tortillas em fogo médio até dourar, enquanto formam-se bolhas. Mínimo de 1 min. para cada lado. Na medida em que elas ficam prontas, vá formando uma pilha de tortillas envolta em um pano limpo, para que mantenha-se quente. Para acompanhar chili, machaca e até guacamole, ou mesmo para montar burritos (dependendo do tamanho delas).

One thought on “Receita de Tortilla Mexicana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.