Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Carnes, Receitas

Receita de Steak Tartar italiano

Mais uma receita de steak tartar para a coleção do blog, desta vez com ingredientes tradicionais da gastronomia italiana.

Nem vou entrar no mérito de o quanto eu gosto de pratos com carne crua, pois você pode conferir por conta própria nesta relação de receitas que já postei aqui. Mais do que uma receita nova de steak tartar, aqui segue uma sugestão de preparo do prato típico francês, mas fazendo uso de ingredientes que são clássicos da culinária italiana.

Diferente do outros preparos tradicionais italianos de steak tartar que já compartilhei, a proposta aqui foi inspirada na forma como sirvo carpaccio aqui em casa. Sempre tem pinoli, alcaparras, queijo parmesão… o único extra veio do manjericão fresco. No começo, eu não achei que isso iria funcionar, mas deu super certo e por isso, segue a recomendação de preparo abaixo.

Receita de Steak Tartar italiano

Ingredientes

  • 250 g de filé mignon;
  • 50 g de pinoli;
  • 50 g de queijo parmesão em lascas;
  • Alcaparras em quantidade ao seu gosto;
  • Flor de sal, pimenta preta moída na hora, aceto balsâmico e azeite;
  • Manjericão em quantidade ao seu gosto;
  • Batata frita para acompanhar.

Modo de preparo

Corte a carne em cubinhos e coloque em um bowl coberto na geladeira, enquanto prepara os demais ingredientes. Em uma frigideira, doure levemente o pinoli. Pique finamente as alcaparras e o manjericão.

Em outro recipiente, misture uma colher de sopa de azeite com meia colher de sopa de vinagre e reserve. Tempere a carne do steak tartar com sal e pimenta a gosto, adicione o pinoli, o queijo, as lascas de parmesão, as alcaparras e o manjericão picados.

Finalize adicionando o molho de azeite e vinagre, misturando bem. Prove para ajustar o sal e a pimenta e sirva fresco, acompanhado de batata frita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.