Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Receitas, Sopas

Receita de Sopa de Cenoura com Miso

Minha receita de sopa de cenoura com vários ingredientes para uma refeição saborosa e bem nutritiva.

Entendo quem não gosta de sopa ou quem diga que sopa não é janta. Mas penso que na grande maioria dos casos é só fato de falta de ânimo para caprichar nos ingredientes para se obter uma Sopa de Cenoura incrívelmente saborosa e nutritiva.

Que é o caso desta que leva gengibre e miso (pasta de soja ou de feijão fermentado e cogumelos, tradicional da culinária asiática, saiba mais aqui). E que achei que combinou muito bem ao ser servida com presunto cru e pão. Pois dificilmente sirvo sopa aqui em casa sempre vários adicionais, o que faz com que o prato seja mais interessante.

Por isso compartilho abaixo, espero que apreciem e repliquem muito, pois é uma opção muito saudável – e comer cenoura é muito importante sempre.

Receita de Sopa de Cenoura com Miso

Ingredientes

  • 3 cenouras médias;
  • Miso em quantidade ao seu gosto (pois é bem salgadinho, e se achar o gosto muito forte, melhor não abusar…eu coloquei uma colher de sopa rasa);
  • Gengibre (mesma regra do miso);
  • 3 batatas pequenas;
  • 1 cebola pequena;
  • Páprica picante em quantidade ao seu gosto;
  • 2 colheres de cognac (ou vinho branco);
  • Alho, cúrcuma, sal;
  • 1 colher de manteiga para refogar os legumes;
  • Presunto cru e pão para acompanhar.

Modo de preparo

Comece preparando a sopa de cenoura descascando e picando os legumes. Descasque também o alho e remova o miolo do alho. Derreta a manteiga em uma panela, coloque a cebola picada em pedaços médios para refogar. Quando estiver começando a dourar, adicione o alho picado. Adicione então a páprica, um pouco de cúrcuma (mas não muito), um pouco de gengibre ralado e misture.

Adicione então o cognac e cozinhe por mais dois minutos. Por fim, adicione a cenoura descascada e cortada em rodelas, a batata lavada e cortada em pedaços grandes (eu geralmente lavo bem e coloco com casca) e o miso. Misture e cubra com água o suficiente para cozinhar os legumes.

Quando estiver cozido, processe os legumes no liquidificador e penere, para obter um creme bem liso. Coloque de volta na panela, complete com mais água (o suficiente para deixar com a textura que você gosta) e ajuste os temperos. Se quiser adicionar mais sal, mais miso (mas lembre que ele é bem salgado), mais gengibre…como falei, vai do seu gosto pessoal.

Sirva a sopa de cenoura quente, acompanhada de presunto cru e pão. Se por acaso você exagerar no gengibre, adicione uma colher de sopa de iogurte no prato ao servir e misture.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.