Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Receitas, Sopas

Receita de Sopa de Cebola Francesa

Hoje é dia de clássicos franceses! Terceiro na nossa lista de pratos (temos ainda muito trabalho pela frente!), a Receita de Sopa de Cebola Francesa pode parecer um prato simples, mas exige um tempo maior de dedicação.

Sopa de cebola francesa - Receita de Viagem

Segue a receita de Sopa de Cebola Francesa que fiz. Ela é gratinada, o que achei bem diferente e este foi o modo de preparo que mais me apeteceu. Rende 4 porções como entrada, servidas em ramekins. O preparo leva no mínimo 2 horas. Mas vale a pena, recomendo muito! Para conferir as receitas dessa serie que já foram testadas, confira este link aqui.

Receita de Sopa de Cebola Francesa Gratinada

Ingredientes

  • 2 cebolas médias;
  • 600 ml de caldo de carne feito em casa;
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo;
  • 300 ml de cidra ou vinho branco;
  • 100 g de manteiga;
  • 2 colheres de conhaque;
  • 100 g de queijo gruyère ralado;
  • 4 fatias de pão tipo baguette amanhecido com 3 cm de largura (aprox.);
  • Sal, pimenta branca e tomilho.

Modo de preparo

Corte as cebolas em tiras finas. Derreta duas colheres de manteiga em fogo baixo e coloque as cebolas picadas para refogar lentamente, mexendo sempre. A cebola deve ser refogada até dourar, sem queimar, por no mínimo 1h30.

Cebola refogada e dourada - Receita de Viagem

Quando estiver marrom, adicione a colher de farinha e um pouco de tomilho. Refogue por mais 2 minutos, sem parar de mexer. Adicione o vinho ou cidra e o cognac, mexa até que reduza ou evapore um pouco do álcool. Coloque por fim o caldo de carne e cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 30 minutos, mexendo de pouco em pouco, até que fique cremosa.

Enquanto isso, aqueça o forno a 220 graus para torrar o pão. Passe manteiga nos dois lados das fatias de bagette e leve ao forno, até que fiquem douradas. Retire e reserve. Ajuste os temperos da sopa, se necessário. Divida o caldo de consistência cremosa nos quatro ramekins, guardando espaço para adição de pão e queijo. Coloque uma fatia de pão e finalize com queijo ralado, levando em seguida ao forno para gratinar. Quanto estiver gratinada, está pronta para ser servida.

Sopa de cebola pronta para ir ao forno - Receita de Viagem

Sopa de Cebola - Receita de Viagem

— — —

Origem: desde a antiguidade clássica, gregos e romanos já consumiam sopa de cebola. O crédito dos franceses dá-se ao fato de terem a registrado primeiro, em livro de 1651, a Receita de Soupe à L’oignon. Este preparo gratinado é muito similar a receita que preparei e transcrevi acima.

8 thoughts on “Receita de Sopa de Cebola Francesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.