Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Pães, Receitas

Receita de Pão Naan com Zatar para a frigideira

Minha receita de pão de frigideira que amo preparar para comer como acompanhamento.

Hora de compartilhar minha receita de pão favorita para comer com quibe cru e antepasto de berinjela – o Pão Naan com Zatar, que é preparado na frigideira. É uma receita simples – como quase todas aqui do blog, além de prática e que substitui muito bem outros pães tradicionais.

O grande destaque aqui é para adição do Zatar, que dá um gostinho todo especial para esse pão de frigideira. Mas se você não gosta desse mix de temperos típico de países árabes, basta substituir por outro de sua preferência (ou não adicionar nada) que fica igualmente delicioso. Vem conferir!

Receita de Pão Naan com Zatar (para fazer na frigideira)

Ingredientes

  • 2 xícaras de farinha de trigo;
  • 5 g de fermento biológico seco;
  • ⅓ de xícara de iogurte natural;
  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • 1 colher de chá de açúcar;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 2 colheres de sopa de água morna;
  • ¼ de xícara de água fria;
  • 1/2 colher de sopa de Zaatar.

Modo de preparo

Comece ativando o fermento, misturando o mesmo com o açúcar e as colheres de água morna. Deixe descansar por cerca de 15 min., até que forme bolhas (e cresça). Quando isso acontecer, acrescente o iogurte em temperatura ambiente e a manteiga derretida (também em temperatura ambiente). Misture somente o suficiente para incorporar.

Adicione então a água fria e por fim, a farinha já misturada com o sal e o zaatar. Misture com os dedos e depois que formar uma massa homogênea, amassando como se faz com um pão mesmo. Sove por cerca de 10 min. É uma massa bem macia e bem fácil de trabalhar. Passado o tempo de sova, forme uma bola e deixe crescer por cerca de 1 h em um recipiente tampado com tampa ou um pano de prato.

Após isso, retire a massa da tigela e divida a massa em 14 pedaços e faça bolinhas. Com um rolo, espiche cada uma das bolinhas e forme discos. Se grudar na bancada, polvilhe um pouco de farinha. Enquanto isso, aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio. Assim que estiver quente, coloque um disco por vez na frigideira e deixe assar até formar bolhas e começar a dourar.

Vire do outro lado e espere que termine de cozinhar uniformemente. Repita o processo com cada uma das bolinhas. Para que se mantenham mais frescos e quentinhos, envolva os pães em um pano de prato limpo, formando uma pilha, na medida em que forem ficando prontos.

Esta prática receita de pão é uma opção prática para quem procura por acompanhamento diferenciado, para servir junto com outras entradas e petiscos, além das outras opções que citei acima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.