Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Pães, Receitas

Receita de Pão de Abóbora para cachorro-quente

Receita saborosa de Pão de Abóbora que costumo fazer para cachorro-quente!

Infelizmente não é lá muito fácil encontrar cabotiá aqui, mas mesmo assim gosto de preparar essa receita de Pão de Abóbora quando queremos comer cachorro-quente. E por mais que muita gente se assuste com o fato de fazer pão (acham que é muito difícil fazer), acho essa receita tão fácil que me sinto na obrigação de compartilhar.

Não são muitos passos, o fato de levar gordura ajuda muito no preparo e se você seguir as dicas conforme indico abaixo, vai conseguir um resultado ótimo. Detalhe: este Pão de Abóbora pode ser congelado depois de assado, fica quase como fresco se esquentar (depois de descongelar), por alguns minutos no forno com temperatura baixa.

Quantidade para 12 pães. Se você quer uma receita de pão de abóbora doce, dá uma olhadinha aqui nesta receita do blog Meu Pão Caseiro!

Receita de Pão de Abóbora para Cachorro-Quente

Ingredientes

  • 130 g de abóbora cabotiá cozida (ou outra abóbora);
  • 1 ovo;
  • 1/2 colher de margarina;
  • 1/4 de xícara de azeite;
  • 1/4 de xícara de leite;
  • 425 g de farinha de trigo;
  • 2 colheres de sopa de açúcar;
  • 1/2 colher de sopa rasa de sal;
  • 1 colher de sopa rasa de fermento biológico seco.

Modo de preparo

Processe em um liquidificador a abóbora cozida em água (descarte o líquido do cozimento), o ovo, o azeite, o leite e a margarina. Em um bowl separado, misture a farinha, o sal, o açúcar e o fermento biológico.

Adicione a mistura do liquidificador na mistura com farinha e amasse com as mãos. Se achar que a massa está muito macia, adicione um pouco mais de farinha. A massa deve ser fácil de amassar com as mãos, e não é necessário fazer isso por mais do que cinco minutos.

Deixe crescer em um bowl tampado por mais ou menos uma hora (ou até que tenha aumentado seu tamanho em 50%). Se a temperatura ambiente estiver muito baixa, coloque uma vasilha com água quente (mas não fervendo) embaixo do bowl com a massa. Esse calorzinho ajuda do crescimento.

Depois de crescer, chegou a hora de moldar os pães. Faça um cilindro com a massa, corte em 12 pedaços de tamanho similar e enrole, em formato de pãozinho mesmo. Coloque em uma forma untada (ou forrada com papel manteiga) e deixe crescer até que aumentem ao menos 50% do tamanho. Se puder tampar com uma camada de tecido + uma de plástico, melhor (evita que a massa resseque e permite que possa crescer normalmente).

Quando estiverem crescidos, pré-aqueça o forno a 180 graus por pelo menos 10 min. antes de colocar para assar. Asse por 25 min. ou até que estejam dourados.

— — —

Para outras receitas de pães, acesse aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.