Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Massas, Receitas

Receita de Panqueca de Espinafre

Receita super saborosa de panqueca, com sugestão de recheio e molho de queijo!

Já fiz algumas vezes essa receita, mas quase nunca lembro de tirar fotos. Talvez porque fazer panqueca seja algo tão trabalhoso que logo que fica pronto só quero saber de comer mesmo! E também porque o processo todo envolve fazer várias coisas ao mesmo tempo e fotografar não é uma delas. Mas acho que dá para entender direitinho como fazer, só seguir a receita e qualquer dúvida só comentar!

Minha sugestão de recheio é um pouco diferente – com linguiça toscana e cogumelos frescos – e para gratinar (e deixar o prato bem quentinho), um molho de queijo! Confira abaixo como preparar essas panquecas de espinafre, trabalhosas, mas muito saborosas! Rende aproximadamente 12 panquecas.

Receita de Panqueca de Espinafre

Ingredientes

  • Para a massa da panqueca: 1 xícara de leite, 2 ovos, 4 colheres de sopa de azeite, punhado grande de espinafre, 1 colher de chá de sal, 2 colheres de chá de açúcar, 1 1/2 xícara de farinha de trigo.
  • Para o recheio das panquecas: 5 linguiças toscana fresca, 250 g de cogumelos paris fresco; 1 cebola média, azeite, tomilho.
  • Para o molho de queijo: 100 g de queijo gorgonzola, 2 colheres de sopa bem cheias de requeijão, 1/2 xícara de leite. Queijo parmesão ralado para finalizar.

Modo de preparo

Massa: bata todos os ingredientes no liquidificador, reservando uma pequena parte do azeite para untar a frigideira, caso ela não seja muito antiaderente. Aqueça a frigideira, pincele azeite e despeje cerca de uma concha de sopa da massa da panqueca. Gire a frigideira para que a massa se espalhe formando uma panqueca mais ou menos fina (se for muito grossa, ela não fica enrolada). Quando passar de um lado, vire (até começar a dourar levemente) para que cozinhe uniformemente. Repita o processo até fazer todas as panquecas. Rende mais ou menos 12 unidades (depende de quão grossa é a massa e o tamanho da sua frigideira).

Dica: se não quiser rechear todas as panquecas, guarde-as já prontas em um recipiente bem fechado na geladeira. Pode ser consumida até o dia seguinte sem nenhum problema.

Recheio: corte a cebola em cubinhos e refogue com azeite em uma frigideira grande até dourar. Remova a pele das linguiças. Se for fácil de desmanchar, apenas corte grosseiramente em pedaços menores. Se não, corte em cubinhos e coloque para refogar na frigideira quando a cebola já estiver dourada. Adicione tomilho à gosto. Limpe os cogumelos com um papel toalha ou pincel, corte grosseiramente e coloque na frigideira para refogar por mais alguns minutos com os outros ingredientes e desligue.

Molho: coloque os ingredientes em uma panela (menos o parmesão) e cozinhe até formar um molho cremoso (em poucos minutos está pronto.

Monte as panquecas colocando duas colheres de sopa bem cheias de recheio em cada uma antes de formar rolinhos. Distribua elas em uma travessa levemente untada (para que não grudem), cubra com o molho de queijo e finalize polvilhando parmesão ralado. Leve ao forno quente por aproximadamente 15 min. ou até que comece a dourar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.