Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Aves, Receitas

Receita de Frango com Quiabo

Frango com quiabo é clássico brasileiro e aqui publico a minha versão.

E hoje trago uma combinação bem brasileira (e também africana e cajun) de dois ingredientes que amo: frango com quiabo. Infelizmente ainda não tive a oportunidade de provar as versões mais regionais e bem típicas (apenas as de restaurantes mineiros que frequentei em Brasília e Porto Alegre), mas acho interessante postar aqui como uma sugestão.

Mas sei que frango com quiabo pode ter muitas variações e aqui trago como gosto: com arroz e o legume preparado à parte e bem sequinho. Não é lá muito diferente da galinhada que já postei aqui, nem da receita de quiabo que você confere aqui. É praticamente uma junção dos dois, com alguns adendos. Como sempre, segue abaixo com quantidades indicadas para servir duas pessoas.

Receita de Frango com Quiabo

Ingredientes

  • 400 g de coxinha e asinha de frango;
  • 3/4 de xícara de arroz branco;
  • 1 cebola pequena;
  • 2 dentes de alho;
  • 100 g de milho em lata;
  • 1/2 colher de sopa de açúcar;
  • Azeite, sal e pimenta;
  • 200 g de quiabo;
  • 1/2 limão;
  • Salada verde para acompanhar.

Modo de preparo

Comece por descascar e picar a cebola em cubinhos. Tempere os pedaços de frango com sal e pimenta enquanto a panela esquenta. Adicione um pouco de azeite na panela e também o açúcar.. Quando ele começar a queimar (formar uma espécie de caramelo no fundo da panela), adicione os pedaços de frango. Este processo eu sempre faço para dar mais cor e sabor ao frango com quiabo, mas é opcional.

Quando o frango estiver bem dourado, adicione a cebola picada e mexa bem. Enquanto ela cozinha, descasque o alho e remova o miolinho dele. Corte ou macere o alho e quando a cebola estiver cozida, adicione ele na panela. Refogue por mais dois ou 3 minutos e adicione o arroz. Misture bem e adicione uma xícara de água.

Deixe cozinhar em fogo baixo a médio e quando a água evaporar, adicione o milho e mais água, colocando ao poucos e esperando cozinhar, para que não seja em excesso. Se quiser tampar, pode ajudar a cozinhar o arroz de forma mais uniforme. O ideal é que seja mais ou menos seco, não cremoso como um risotto. Prove o caldo para ajustar sal e pimenta. Quando o arroz estiver cozido, estará pronto.

Paralelo a isso prepare os quiabos: corte todos ao meio e regue com o suco de meio limão. Aqueça bem uma frigideira e adicione um pouco de azeite. Descarte o suco do limão dos quiabos e coloque eles para grelhar na frigideira. Fogo precisa ser de médio a alto, vire-os quando estiverem dourados. O fogo alto ajuda para que fiquem sequinhos e não gosmentos.

Quando os quiabos estiverem fritos, retire da frigideira e tempere levemente com um pouco de sal. Por fim, sirva o frango com quiabo acompanhado de salada verde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.