Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Aves, Receitas

Receita de Frango Cítrico

Saudade que estava dessa receita! Vem conferir como fazer este Frango Cítrico, receita atualizada!

Como já falei anteriormente, sempre que faço novamente uma receita que está há muito tempo aqui no blog, eu reviso e atualizo, pois alguns elementos podem mudar. E é o caso deste Frango Cítrico (na verdade, coxas, sobrecoxas e afins, não o frango inteiro), que sempre preparei no microondas. E agora só preparo no forno, pois acredito ser beeem mais fácil.

Não é nada complexo, como quase todas as receitas do blog, e uma opção garantida para os dias de preguiça. Dá uma conferida e me diga se não tenho razão. Se fizer em casa, me conta o que achou!

Receita de Frango Cítrico

Ingredientes

  • 8 pedaços de frango;
  • 12 batatinhas pequenas;
  • 1 laranja;
  • 2 limões;
  • 2 colheres de azeite extra virgem;
  • Sal, gengibre e lemon peper;
  • 1 colher de sobremesa generosa de mel;
  • 1 cebola ou échalote;
  • Alecrim;
  • Coentro ou salsinha para finalizar.

Modo de preparo

Prepare a marinada para o frango com antecedência mínima de 2h, para que adquira os sabores dos temperos. Para fazer a marinada, misture o mel, o suco de meia laranja, o suco dos limões e o azeite. Adicione também sal (para esta quantidade de frango, usei 1 colher de chá rasa), gengibre (usei em pó, mas pode usar fresco se preferir), lemon peper e alecrim (usei o seco) em quantidade ao seu gosto.

Deixe marinando na geladeira em uma travessa tampada por pelo menos 2h. Enquanto isso, cozinhe as batatinhas por 5 min. em água fervente. Encerrado este tempo, desligue e mantenha tampada. Descasque a cebola e corte em fatias médias, no sentido do comprimento.

Pré-aqueça o forno em 180 graus por 15 min. Coloque o frango em uma travessa ou forma que possa ser tampada (pode usar papel alumínio), cubra com a cebola e fatias do restante da laranja. Adicione o líquido da marinada e asse por 30 min. Passado este tempo, aumente um pouco a temperatura (mais ou menos 200 graus), retire a travessa do forno, remova a tampa/ou papel alumínio e remova quase todo o líquido da assadeira.

Não descarte este líquido. Use para regar a carne se achar necessário, ou guarde para preparar legumes com ele (dica nos próximos posts). Guarde na geladeira por 3 dias ou congele.

Adicione as batatinhas cortadas ao meio e leve a travessa com a carne de volta para o forno, para que dourem por mais 15 min. Quando estiver dourado, finalize com folhas de coentro ou salsinha. Sirva quente, não precisa de acompanhamento.

— — —

Para conferir todas as receitas de frango já publicadas no blog, acesse aqui.

One thought on “Receita de Frango Cítrico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.