Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Doces, Receitas

Receita de Cheesecake Basco ou Tarta de Queso Vasca

Receita mais simples que o tradicional cheesecake americano, uma delícia para saborear em qualquer tempo.

Comentei por aqui que esta receita de Cheesecake tradicional do País Basco foi considerada uma das tendências culinárias de 2021, mas só agora comecei a testar. O post pode ser conferido aqui. Mas me arrependo severamente por ter demorado tanto para descobrir esta delícia!

A Tarta de Queso Vasca (ou Basca, ou de San Sebastián, alguém me ajuda!) tem (ou falta!) um elemento importante que a faz ser diferente do cheesecake tradicional. Ela não tem a crosta crocante, que é feita normalmente com bolacha e manteiga. Não posso negar, que esta versão é o meu tipo favorito de receita, uma vez que sou do time que quanto menos trabalho, melhor é!

E conquistou os corações aqui de casa, não somente pela simplicidade, mas pela nova gama de sabores que pode ser conquistada, inesperadamente. Essa camadinha mais tostada na paste superior deixa o preparo com notas de Crème Brûlèe – o que não é nada mal para quem gosta dessa outra sobremesa famosa.

Sem muitas delongas, segue a receita! E depois que fizer, me conta o que achou.

Receita de Cheesecake Basco

Ingredientes

  • 600 g de cream cheese;
  • 5 ovos;
  • 1 1/2 xícara de açúcar;
  • 1/2 colher generosa de farinha de trigo;
  • 250 ml de creme de leite fresco ou nata (se possível, que tenha 35% de gordura);
  • Açúcar de baunilha (opcional);
  • 1 folha de papel manteiga.

Modo de preparo

Comece pré-aquecendo o forno em temperatura alta, se possível 210 graus. Bata os ovos com açúcar, depois adicione o creme de leite e o cream cheese e misture bem com um fouet. Não uso a batedeira por achar mais prático, então não saberia dizer se faz diferença ou não. O ideal é que os ingredientes estejam em temperatura ambiente.

Quando estes ingredientes estiverem bem misturados, adicione meia colher de farinha de trigo (pode ser bem generosa) e misture. Se quiser, pode adicionar açúcar de baunilha. Molhe a folha de papel manteiga e amasse um pouco para remover o excesso de água.

Coloque a folha de papel manteiga em uma forma de fundo removível de 18 a 20 cm e coloque a mistura do cheesecake na forma. Leve ao forno para assar por 40 min. Quando fechar esse tempo, ligue o aquecimento superior para dar uma tostada por uns 4 min. Isso faz diferença, pois é o que dá o gostinho especial para esta sobremesa.

Sei que tem diferenças de um forno para o outro, o ideal é que fique bem cremoso, então atente que: ele vai crescer bem; ao final dos 40 min. ainda estará balançando; vai murchar depois de retirar do forno. E mesmo assim, vai ser delicioso!

Espere esfriar fora do forno e quando estiver frio, deixe descansar de 4 a 5 horas na geladeira antes de servir.

Em tempo: minha receita foi inspirada nesta do blog Eu só quero tudo, onde explica bem direitinho sobre a receita que foi eleita como “o sabor do ano de 2021”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.