Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Doces, Receitas

Receita de Brigadeiro de Goiabada

Dica de preparo simples e fácil de docinho de Goiabada, para alegrar o seu final de semana!

Acredito não ser correto o nome de “Brigadeiro” de Goiabada, mas resolvi usar, uma vez que fica mais fácil de ser encontrado. Até porque conheço meu eleitorado e sei bem quais os termos que usarão para buscar esta receita.

Como quase tudo nesse blog, não tem nada de complexo: é um docinho, com base de leite condensado. É um tanto doce, ao menos para o meu paladar. Mas nada que não possa ser resolvido na finalização. Bora conferir como preparar essa delícia?

Receita de Docinho de Goiabada

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado;
  • 300 g de goiabada;
  • 200 g de castanha de caju (sem sal);
  • 2 colheres de manteiga.

Modo de preparo

Corte a goiabada em cubinhos e reserve. Em uma panela, adicione a lata de leite condensado, a goiabada e a manteiga para cozinhar em fogo médio a baixo. Para que a goiabada desmanche, é importante seguir mexendo sempre.

Diferentemente do brigadeiro, este docinho demora um pouco mais para cozinhar – cerca de 10 min. depois que começar a ferver, mexendo muito. Faça teste do ponto antes de desligar: coloque uma colher pequena em um prato e espere esfriar (enquanto isso tire a panela do fogo, para evitar de queimar). Quando esfriar, se sentir que a massa está firme o suficiente para enrolar, está pronto. Se não, cozinhe por mais alguns minutos, mexendo sempre.

Coloque em um prato para esfriar enquanto prepara as castanhas de caju que irão envolver os docinhos. Se gostar, dê uma leve tostadinha nas castanhas em uma frigideira (com cuidado, pois queimam rápido). Quando estiverem frias, bata em um processador para fazer uma farinha grossa para enrolar os docinhos. Se não, apenas processe para formar a farinha e facilitar na hora de enrolar.

Mesmo adicionando manteiga na massa, fica difícil usar sem passar um pouco de manteiga ou margarina nas mãos. Depois de enrolar, é só deliciar-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.