Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Legumes, Receitas

Receita de Aspargos à Moda Flamenga

Prato tradicional belga, essa receita de aspargos feita à moda flamenga (de flandres) pode servir como refeição completa ou entrada.

Sei que sigo em falta com posts da culinária belga – e que como já comentei por aqui, vai muito além de chocolate, cerveja e batata frita. Mas é que realmente demorei para testar essa receita de aspargos preparado à moda flamenga (da região de Flandres). E agora que finalmente a fiz, acho interessante compartilhar aqui, uma vez que as receitas com este vegetal são as mais acessadas por aqui.

Essa receita de aspargos (em francês, Asperges à la Flamande e em flemish, Asperges op Vlaamse wijze) é relativamente simples e tem um acréscimo meu: bacon. Duas características bem presentes na cozinha aqui de casa: dificuldade em me limitar ao que a receita diz e simplicidade. Mas cozinhar é isso: sempre tem um pouco da nossa personalidade em cada comida.

Outro ponto que vale destacar é que esta receita de aspargos geralmente é feita com a variedade branca. Mas como eu prefiro a verde (ou com a ponta roxa), indico o preparo com ele. É até mais fácil!

Se forem preparar esse prato, por favor, compartilhem e me marquem no Instagram @receitadeviagem ! Quantidade de ingredientes para uma pessoa.

Receita de Aspargos à Moda Flamenga

Ingredientes

  • 6 aspargos verdes;
  • 2 ovos;
  • 3 colheres de manteiga;
  • 2 fatias de bacon;
  • Salsinha, sal e pimenta branca.

Modo de preparo

Comece por colocar os ovos para cozinhar em água fervente por 8 min. Descarte a parte inferior mais fibrosa dos aspargos (cerca de 3 cm), lave e seque bem. Em uma frigideira, derreta meia colher da manteiga e coloque eles para grelhar em fogo médio.

Quando os ovos estiverem cozidos, descasque e esmague grosseiramente com um garfo, formando uma espécie de farofa. Derreta o restante da manteiga (mas sem deixar queimar) e adicione nos ovos. Corte a salsinha finamente e adicione na mistura com ovos e manteiga. Finalize temperando com sal e pimenta.

Grelhe as fatias de bacon junto com os aspargos – lembrando que é opcional, pois na receita tradicional não tem bacon. Quando os aspargos estiverem prontos, sirva no prato, cubra com a mistura de ovos + manteiga e salsinha e sinalize com as fatias de bacon. Em porção menor, pode ser servido como uma entrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.