Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Bélgica, Viagem

Pontos turísticos de Bruxelas em filme colorido de 1908

Confira alguns dos principais pontos turísticos de Bruxelas em filme restaurado de 1908.

A Place Rogier, em 1908.

Quem visita hoje os principais pontos turísticos de Bruxelas tem, ao menos vagamente, uma ideia de quão magnífica já foi a arquitetura da capital da Bélgica. Mas é bem difícil ter uma noção total de como essa cidade mudou, principalmente nas últimas décadas. Inclusive, o termo “Bruxelização” é usado pela área para a demolição em massa de prédios com arquitetura clássica, substituídos por prédios modernos e sem estilo. Falei sobre este assunto neste post aqui do meu Imaginação Fértil.

E se você é apaixonado por arquitetura, talvez fique um pouco revoltado com o vídeo que gerou até uma certa comoção nas redes sociais na Bélgica na última semana. Tudo porque foi divulgado um filme restaurado e colorido da cidade, realizado no ano de 1908, onde é possível ver alguns dos principais pontos turísticos de Bruxelas no começo do século 20.

É até meio curioso (para não dizer deprimente) ver como essa cidade era completamente diferente em alguns aspectos, difícil até de reconhecer. Para quem nunca viu o Palácio de Justiça sem andaimes (isso inclui qualquer pessoa com menos de 70 anos), é uma boa oportunidade. Confira o vídeo abaixo:

A Place Rogier com a antiga Gare du Nord, as avenidas no centro, a Place De Brouckère, a Bolsa de Valores, a Rue de la Loi e a rotunda Schuman, o Parc du Cinquantenaire, o parque real, a catedral de Saint Michel et Gudula, a Rue de la Régence… O filme que nos mostra estes diferentes locais não é recente: tem mais de um século. Filmado em 1908 e com oito minutos de duração, ele acaba de ser incrivelmente restaurado por um YouTuber holandês.

A Place Rogier em 2021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.