Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

França, Viagem

Omaha Beach e os monumentos da Segunda Guerra Mundial na Normandia

Saiba sobre a visita à Omaha Beach, a praia do desembarque do dia D da Segunda Guerra Mundial, e que fica na região da Normandia na França.

A praia de Omaha na França é famosa pelo momento mais devastador, mas glorioso da invasão da Normandia, que marcou o início do fim da Segunda Guerra Mundial. Esta longa faixa de areia se estende até onde a vista alcança, e permanece como uma homenagem silenciosa ao Dia D e suas vítimas. A praia de Omaha – codinome de um dos cinco setores da invasão aliada da França – é a chave para entender a invasão dos Estados Unidos nesta região.

E bem por isso, um dos locais mais visitados no país. Para quem tem interesse em conhecer o palco de um dos principais acontecimentos da história recente, segue abaixo um pequeno guia histórico e pontual sobre o lugar, seguindo com nossa serie de posts sobre a Normandia.

Contexto histórico sobre a praia de Omaha

A Praia de Omaha (o nome “Omaha” refere-se a uma seção de 8 quilômetros da costa da Normandia, França, de frente para o Canal da Mancha, a leste de Sainte-Honorine-des-Pertes a oeste de Vierville-sur-Mer na margem direita do o estuário do Rio Douve) foi uma das praias de desembarque do Dia D, invadida em 6 de junho de 1944 pelas tropas aliadas como parte da Operação Overlord

Fazia parte do setor americano, com unidades das 29ª e 1ª divisões de infantaria dos Estados Unidos. É neste setor americano que o número de baixas aliadas foi maior, com cerca de 2.000 soldados mortos ou feridos durante a invasão. Muitos soldados morreram afogados durante a aproximação de navios no mar ou foram mortos defendendo o fogo das tropas alemãs ao redor da praia.

Sobre a visita à Praia de Omaha

Esta praia tem um impressionante monumento e memorial de guerra, além de um museu com equipamentos de artilharia usados no confronto mais conhecido da Segunda Guerra Mundial. O cemitério americano de Colleville sur Mer, logo atrás da praia de Omaha, nos lembra a importância da Batalha da Normandia.

Nós visitamos a região por conta própria, seguindo nossa viagem de carro pela região, a partir de Caen. Os posts anteriores podem ser conferidos na tag Normandia (ou use a busca do site). Mesmo que você não tenha interesse nesse assunto, recomendo o local por sua importância histórica, e também pela beleza singular da região.

Creio ser esta a melhor opção para visitar tudo que esta parte da Normandia tem para oferecer, e por isso não tenho indicação de como fazer a visita usando qualquer outro tipo de meio de locomoção.

Museu Omaha Beach (Omaha Beach Memorial Museum) e mais museus

O Museu Memorial da praia de Omaha está localizado onde ocorreu o desembarque das tropas americanas. Lá é possível verificar muitos dos equipamentos usados no confronto do Dia D. É uma importante vitrine de uniformes, veículos, objetos pessoais e armas, incluindo tanques e metralhadoras.

Existem muitos outros museus e monumentos ao longo da costa para visitar, incluindo o Musée du Débarquement em Arromanches, que inclui o porto artificial que foi construído especialmente para a invasão. Também o Juno Beach Centre no local de desembarque canadense, o Museu Gold Beach no local de desembarque britânico e o Museu Utah Beach no outro local de desembarque americano. Para uma cobertura muito mais ampla e aprofundada da Batalha da Normandia, uma visita ao Museu da Batalha da Normandia em Bayeux é interessante, assim como a seção da Segunda Guerra Mundial do Memorial de Caen.

O horário de funcionamento do Omaha Beach Memorial Museum varia de acordo com a época do ano. Verifique o site antes de planejar sua visita. Fecha durante o inverno, entre o final de novembro e o início de fevereiro. 

Site oficial: http://www.musee-memorial-omaha.com/en/

— — —

Cemitério americano de Colleville sur Mer

O Cemitério e Memorial Americano da Normandia da Segunda Guerra Mundial em Colleville-sur-Mer, logo atrás da Praia de Omaha, que homenageia as tropas americanas que morreram na Europa durante a WWII. Cobre mais de 172 hectares e contém 9.388 sepulturas. Recebe aproximadamente um milhão de visitantes por ano. O memorial inclui mapas e detalhes dos desembarques e operações militares na Normandia. Uma visita a um dos cemitérios de guerra pode ser uma experiência comovente e emocionante, mesmo para aqueles que não têm uma ligação familiar com o conflito. 

O cemitério e o centro de visitantes estão abertos todos os dias das 9h às 18h. Existem algumas exposições interessantes, incluindo histórias pessoais de homens e mulheres que lutaram e contribuíram para as operações aliadas durante a Batalha da Normandia.

Site oficial: https://www.abmc.gov/normandy

— — —

Pointe du Hoc, a Muralha do Atlântico na Normandia

Cerca de 15 minutos de carro a oeste da praia de Omaha é a Pointe du Hoc, um penhasco saliente com vista para o Canal da Mancha. Durante a guerra, foi fortificado pelos alemães e usado como posto de observação. De lá, os nazistas tinham uma visão perfeita do oceano a partir do qual os aliados ocidentais invadiriam a Normandia no Dia D. 

Durante a Batalha da Normandia, o plano era capturar este ponto de vista dos alemães, pois representava uma perigosa ameaça ao sucesso da Operação Overlord. Era uma tarefa onerosa e perigosa para as tropas americanas em Omaha Beach, e os nazistas não desistiram facilmente.

Para comemorar esta batalha épica, uma agulha de granito ergue-se como um memorial à beira da Pointe du Hoc, que até hoje permanece cheia de crateras deixadas pelos bombardeios durante a Batalha da Normandia. A partir dali, vários bunkers construídos pelas tropas alemãs podem ser visitados.

Para chegar na região, busque por “Batterie de Longues-sur-Mer”.

— — —

Museu Overlord

Localizado a uma curta distância da praia de Omaha, em frente à rotunda que dá acesso ao Cemitério Americano de Colleville-sur-mer. O Overlord Museum narra o período do desembarque dos Aliados até a libertação de Paris. A coleção foi recolhida por uma testemunha do conflito, e que também esteve envolvido na reconstrução da Normandia. Itens pessoais de soldados individuais e veículos de combate blindados dos seis exércitos são apresentados como uma série de reconstruções mostrando mais de 35 veículos, tanques e armas.

Site oficial: http://www.overlordmuseum.com/en/

— — —

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.