Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Frutos do mar, Massas, Receitas

Macarrão com Frutos do Mar

Dica de receita simples de molho para quem ama frutos do mar!

Minhas raízes italianas (e brasileiras!) não me deixam mentir: sempre que penso em frutos do mar, tenho uma tendência de ir em busca de combinações que remetam a Itália ou ao Brasil. Talvez por não ser a maior fã dos preparos tradicionais da Bélgica e França – muitos deles frios ou com molhos que não aprecio muito.

A verdade é que quando penso na combinação frutos do mar + molho, gosto de usar tomate ou leite de coco como base. Principalmente por serem dois ingredientes que combinam com quase todas estas delicinhas marítimas. A receita segue apenas com camarão e pétoncles (uma vieira pequena), mas pode adicionar também lula e mexilhões. Quantidade pode variar de acordo com seu gosto e quantidade de porções. Aqui em casa sempre indico para duas pessoas.

Macarrão com Frutos do Mar

Ingredientes

  • 300 g de camarões de tamanho médio, limpos e sem casca;
  • 300 g de outros frutos do mar de sua preferência (usei pétoncles = vieiras pequenas) limpos e prontos para refogar;
  • 3 tomates;
  • 1 dente de alho;
  • 1/2 copo de vinho branco seco;
  • 200 g de spaghetti grano duro (ou outro macarrão de sua preferência);
  • Salsinha;
  • Sal, pimenta e azeite.

Modo de preparo

Comece removendo a pele dos tomates (ver como neste post aqui). Não é obrigatório, mas acho que fica bem mais bonito, com uma consistência mais agradável. Depois disso, corte os mesmos em cubos e reserve.

Na mesma frigideira onde irá preparar o molho, doure os frutos do mar em um pouco de azeite. Não precisa cozinhar por muito tempo, coisa de 2 min. de cada lado, pois a finalização será feita dentro do molho.

Retire os camarões e demais ingredientes da frigideira e reserve. Adicione um pouco mais de azeite e refogue o dente de alho picado ou macerado por cerca de 2 min. antes de adicionar o tomate. Refogue por mais 2 min. e adicione o vinho. Tempere com sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar por mais cerca de 4 min.

Enquanto isso, aqueça a água para cozinhar o macarrão. Quando estiver fervendo, coloque sal e cozinhe a massa pelo tempo indicado na embalagem – 1 min. A finalização do cozimento deve ser feita no molho, para que fique mais saborosa.

Por fim, adicione os frutos do mar de volta na frigideira onde o molho de tomate esta sendo preparado, misture bem e cozinhe por pelo menos mais 3 min. Quando o macarrão estiver cozido, descarte a água e coloque direto na frigideira onde preparou o molho. Adicione a salsinha picada e misture bem, para que o molho envolva toda a massa.

Dica: se quiser deixar o molho mais suculento, recomendo colocar um pouco de manteiga antes de adicionar a massa. Este molho não precisa (e a meu ver, nem combina!) de queijo ralado ou creme de leite. A combinação de molho de tomate fresco + frutos do mar por si só já é incrível, confia em mim (e na tradição da culinária italiana).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.