Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Bélgica, Viagem

Jardim Botânico de Leuven

Dica de o que fazer na Bélgica: visita ao Jardim Botânico de Leuven!

Já estive em Leuven – cidade distante de Bruxelas apenas 15 min. de trem – várias vezes, mas turistar mesmo fiz muito pouco. Porém neste último final de semana visitamos a loja de cerveja de uns amigos (a Hops N’More, recomendo muito!) e aproveitamos para ver também o Jardim Botânico da cidade.

Distante apenas 10 min. de caminhada do centro da cidade, o Kruidtuin (nome em flemish, holandês da Bélgica) é uma opção excelente para apreciar a natureza e relaxar. O local é belamente decorado, e realmente amei a escolha de combinações de tulipas para essa temporada!

Este é o jardim botânico mais antigo da Bélgica e foi fundado no ano de 1738! Ele foi implementado por um professor de medicina chamado Henri-Joseph Rega para o cultivo de ervas medicinais que eram usadas nos estudos do curso na Universidade de Leuven. Posteriormente, os jardins passaram a ser utilizados para fins de estudo de outras áreas e abrigaram uma extensa coleção de plantas ornamentais, plantas cultivadas com potencial econômico e plantas raras.

Quando a universidade foi fechada em 1797, o jardim botânico foi confiscado pelo estado. Um novo jardim botânico foi restabelecido no mesmo local na década de 1820, adjacente ao jardim original, sob o comando da nova Universidade Estadual de Leuven.

E quando a Universidade Estadual foi fechada em 1835, a propriedade do novo Jardim Botânico foi transferida para as autoridades da cidade. Em 1874, uma escola para meninas foi construída no local, mas o jardim mais novo, estabelecido na década de 1820, continuou em uso como parque municipal até os dias de hoje.

No complexo de estufas tem 450 m², com inúmeras plantas herbáceas, ervas, plantas aquáticas e de vasos, além de uma variedade de espécies tropicais e subtropicais. Assim como todos os parques de Leuven, o local pode ser frequentado gratuitamente – mas tem horário de funcionamento.

Jardim Botânico de Leuven

Endereço: Capuchijnenvoer, 30 – 3000 – Leuven – Bélgica

Site oficial com horários de funcionamento: Kruidtuin Leuven

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.