Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Bélgica, Cerveja, Viagem

Final de semana tem Toer de Geuze

Última edição do evento para celebrar a cerveja geuze foi em 2019.

E depois de uma pandemia, aos poucos os eventos de cerveja estão voltando a acontecer aqui na Bélgica! Neste final de semana acontece o Toer de Geuze, cerveja que apesar de não ser conhecida como as trapistas, tem público fiel e emocionado. Mas o que é uma cerveja geuze afinal?

Para quem não conhece, geuze é o estilo de cerveja tradicional do vale do rio Senne (Pajottenland), nos arredores (principalmente sul) de Bruxelas. É um blend, resultado da mistura de uma cerveja lambic jovem (cerca de um ano) e outra lambic com dois a três anos de idade, que, posteriormente, é engarrafada para uma segunda fermentação.

E o que é uma lambic? A lambic é uma cerveja de fermentação espontânea belga que não depende de leveduras cuidadosamente selecionadas adicionadas pelo cervejeiro. Em vez disso, o mosto é deixado em tanques abertos para receber os microrganismos da região que serão responsáveis pela fermentação. O resultado é uma cerveja selvagem e azeda que varia muito de lote para lote.

A lambic é a mais antiga das cervejas que conhecemos hoje, produzida desde o século 13. É feita até hoje da mesma forma que era feita na Idade Média, quando não havia fermentação controlada na produção da bebida. A cerveja lambic pode ser consumida jovem, direto do barril de madeira, sem carbonatação, ou envelhecida, e após a refermentação, resultando em estilos derivados, entre eles a geuze.

Lambics de frutas, como kriek (cereja) e framboesa, também são produzidas, e a gueuze é uma mistura de lambics, muitas vezes chamada de “Champanhe de Bruxelas”. A geuze tem um sabor único que a distingue de qualquer outra cerveja. Geralmente é ácida, mas a quantidade de notas diferentes que podem vir da adição de frutas e envelhecimento em barris – inclusive de outras bebidas diferentes – é imensa.

Depois dessa breve apresentação, vamos ao evento: saiba tudo sobre o Tour de Geuze!

Tour de Geuze 2022 – dias 30/04 e 01/05

O Toer de Geuze foi organizado pela primeira vez em outubro de 1997. Desde então o evento é realizado a cada dois anos, quando as cervejarias produtoras de lambic e geuze abrem suas portas para receber o público interessado em conhecer as cervejas e produção da bebida.

A próxima edição do Toer de Geuze acontecerá este final de semana, sábado 30 de abril e domingo 1 de maio de 2022. O horário de funcionamento/abertura das cervejarias é:

  • no sábado das 11h às 19h
  • e aos domingos das 10h às 17h.

As seguintes cervejarias e destilarias abrirão suas portas no sábado e domingo: Boon, De Cam, De Troch, Den Herberg, Lambiek Fabriek, Lindemans, Oud Beersel, Tilquin, Timmermans, bem como o centro de cerveja De LambiekHanssens e Mort Subite estarão abertas apenas no domingo.

Durante o Toer de Geuze você não precisa pagar para visitar as cervejarias, destilarias e o centro de cervejas participantes. A entrada é gratuita em qualquer lugar, você paga apenas pelo que for consumir. Também não é necessário fazer reserva para visitar uma cervejaria ou destilaria, mas se tem suas favoritas, recomendo que as visite primeiro.

Você pode fazer este passeio com seu próprio transporte (carro, bicicleta,…), ou pode reservar um lugar em um dos ônibus organizado pela associação dos cervejeiros (chamada HORAL). A passagem de ônibus custa 19,50 euros/pessoa – para cada dia e leva nas cervejarias conforme lista no site oficial do evento.

Lista das cervejarias participantes e respectivos endereços:

  • Boon: Fonteinstraat, 65 – 1502 – Lembeek
  • De Cam: Dorpsstraat, 67 – 1755 – Gooik
  • De Troch: Langestraat, 20 – 1741 – Wambeek
  • Den Herberg: Oct. de Kerchove d’Exaerdestraat, 16 – 1501 – Buizingen
  • Hanssens: Vroenenbosstraat, 15/1 – 1653 – Dworp
  • Lambiek Fabriek: Eugene Ghijsstraat, 71 – 1600 – Sint-Pieters-Leeuw
  • Lindemans: Lennikse Baan, 1479 – 1602 – Vlezenbeek
  • Mort Subite*: Lierput, 1 – 1730 – Asse
  • Oud Beersel: Laarheidestraat, 230 – 1650 – Beersel
  • Tilquin: Chaussée Maïeur Habils, 110 – 1430 – Bierk (Rebecq)
  • Timmermans: Kerkstraat, 11 – 1701 – Itterbeek

Para encerrar, convido aos interessados a visitarem o site da associação que organiza o evento para conhecer as atrações de cada uma das cervejarias. Tem algumas que terão música, comida, food trucks, parquinho inflável para crianças e lançamentos de cervejas comemorativas. Segue o link: https://www.horal.be/en/toer-de-geuze-2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.