Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

França, Viagem

Étretat e suas falésias impressionantes

Seguindo nossa viagem, hora de conhecer as belíssimas falésias de Étretat!

As Falésias de Étretat estão no topo da lista de lugares mais interessantes para se visitar na região da Normandia na França. Além de fornecer uma paisagem única no mundo, é um dos passeios mais interessantes que conheço para quem gosta de apreciar a natureza.

Mas Étretat não se resume a estes belíssimos penhascos de giz branco, que contrastam profundamente com o mar verde esmeralda. O ponto turístico está situado em uma pequena cidade litorânea, aglomerada ao longo de uma extensa praia de seixos a apenas duas horas de carro de Paris. A cidade é bem pitoresca e conta com vários restaurantes e lojas simpáticas que merecem uma visita.

Há muito é um ponto obrigatório para os tipos de viajantes que buscam por ar fresco e a brisa do mar. Só não se pode garantir sol e tempo bom, afinal estamos falando da Normandia. Mas pode muito bem ser visitado em um simples final de semana, desde que não tenha grandes ambições.

Sobre visitar Étretat

Nas duas vezes em que estive no local, nos limitamos a circular pela região caminhando, para apreciar a paisagem e suas formações curiosas. Com pausa para almoço com vista para o mar, mas sem nos hospedarmos na cidade que fica aos pés das falésias.

Para subir no topo das duas pontas da pequena cidade, trilhas de dificuldade baixa são bem acessíveis e o passeio pode ser feito de forma gratuita. Apenas certifique-se de vestir-se bem nos meses de outono e inverno, pois é uma região de muita chuva e vento forte.

Mas existem algumas coisas interessantes e importantes a serem observadas em Étretat. Vamos a elas:

  • As formações rochosas tem nome! Vou listar algumas delas: Arch d’Aval, Courtine, Manneporte, Roc Vaudieu, Aiguille de Belval

  • A Segunda Guerra Mundial passou por ali… em qualquer passeio pela região da Normandia é possível ver sinais da ocupação alemã da Normandia durante a WWII e na praia em Étretat é possível ver antigos bunkers construídos pelas tropas alemãs, bem como painéis informativos sobre o período.

  • Étretat é o ponto alto desta região de falésias, mas este tipo de formação rochosa se prolonga por mais de 130 km da costa norte francesa. Ou seja, muito espaço para desfrutar de paisagens deslumbrantes.
  • Não é uma praia para farofar… a menos que não se importe com o vento forte, as pedras no lugar da areia e a água geladíssima.

  • Se for possível, planeje sua visita no começo da manhã ou final da tarde. Isso pode fazer a diferença no quesito iluminação, caso sua intenção seja de conseguir belas fotos.
  • Apesar de ser tradicionalmente uma praia de pescadores, o local foi por décadas reduto de artistas, que passavam temporadas em Étretat para se inspirar na bela paisagem para suas pinturas e escritos.

Onde comer em Étretat

Como comentei acima, não nos hospedamos na pequena cidade em si quando estivemos na região, mas fizemos boas refeições nos dois restaurantes que indico abaixo. Nada de muito chique ou luxuoso, mas que foram bons.

  • L’aiguille Creuse

Restaurante do hotel de mesmo nome, fica em frente ao principal estacionamento público do local. Destaque para as galettes (crepe salgado) e a cidra da casa (a melhor que já provei na vida!).

Endereço: Place du General de Gaulle, 1 – 76790 – Étretat – França

— — —

Com ótima view da praia, uma boa opção para provar peixes e frutos do mar, uma vez que esta é uma praia tradicional de pesquisadores.

Endereço: Front de mer – 76790 – Étretat – França

— — —

Para conferir todos os posts com dicas de viagem para a França, acesse este link aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.