Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Bélgica, Viagem

Dicas para ver a neve na Bélgica

Confira lugares para aproveitar a neve na Bélgica e como se informar sobre a previsão do tempo.

Apesar da previsão de neve no Natal aqui na Bélgica ter sumido de todos os aplicativos e sites de meteorologia, acho interessante compartilhar aqui algumas dicas. Isso porque bem sei que tudo pode mudar de um instante para o outro, e saber ao menos se as pistas estão congeladas nessa época do ano é bem importante para quem vai viajar.

Além do que, não é porque tem previsão de neve que você conseguirá ver grande coisa aqui em Bruxelas – vale mais a pena ir para as partes mais altas da Bélgica para conferir o fenômeno, que embora não pareça, não é tão comum assim por aqui. O normal é nevar um dia ou outro por aqui na capital, e mesmo assim, raramente acumula. Tanto que ficamos sempre torcendo para ter um dia ao menos com flocos, pois gostando você ou não do frio, é algo muito lindo.

Abaixo um vídeo com imagens e informações sobre fatos históricos sobre a neve na Bélgica e fotos de alguns dos dias com que presenciamos este tipo de evento da natureza nestes 7 anos vivendo aqui.

Onde acompanhar a previsão de neve na Bélgica

É um pouco difícil acompanhar a previsão de neve através dos aplicativos que temos no celular, pois muitas vezes, elas surgem do nada. E as previsões com muito tempo de antecedência são baseadas em anos anteriores, o que não significa que está confirmado.

Quem mais acerta geralmente é o Instituto Real de Meteorologia da Bélgica, e a previsão você pode conferir através deste link aqui: https://www.meteo.be/fr/meteo/previsions/meteo-pour-les-prochains-jours – Como podem perceber, não tem neve prevista para o país para a próxima semana (falo a partir de hoje, 23/12/2021).

Mas este site tem uma coisa muito interessante: eles tem snowcans, ou seja, câmeras que registram se nevou nas últimas horas em alguns pontos específicos da Bélgica. Incluindo o Mont Rigi, que é o ponto mais alto do país. Para conferir, acesse aqui: https://www.meteo.be/fr/meteo/observations/webcams/snowcam-mont-rigi

— — —

Onde ir para ver a neve na Bélgica

São vários lugares, mas vou me limitar a mencionar os que já visitei, só para quem quer uma direção ao invés de sair por aí sem rumo. Mas já lembro que a grande maioria fica na região das Ardennes belgas. Agora que já sabe da previsão, quando ver que terá neve, só escolher um destes lugares e partir! Tem também dica de onde ficar para curtir o evento.

  • Parque Natural Hautes Fagnes

Em fevereiro deste ano nós estivemos nessa região e vimos bastante neve. Ficamos hospedados em um hotel em Sankt Vith, e circulamos pela região. Perto daqui também são as cidades de Malmedy e Waymes – locais com grande concentração de visitantes com o desejo de ver a neve. Além disso, é próximo do Château de Reinhardstein, a barragem de Robertville e a praia (dica para o verão) VENNtastic.

O próprio Parque Natural de Hautes Fagnes é lindo e uma ótima opção para caminhadas – em qualquer estação do ano.

Abaixo, um vídeo do hotel em Sankt Vith!

— — —

  • Mont Rigi

Como mencionei no começo do post, este é o ponto mais alto da Bélgica. Neste local (que também faz parte do Parque Natural des Hautes Fagnes), tem além de um miradouro, loja para aluguel de equipamentos para a prática de sky alpino. No Google Maps, procure por: Signal de Botrange, Ovifat e Baraque Michel (aqui tem pista de sky). Região também tem várias cascatas e trilhas para hiking, e fica como dica aos interessados em passeios em meio a natureza na primavera ou verão.

Bem perto dali está a cervejaria (com restaurante) Peak Brewery, uma ótima opção para quem visita a região. Além de um local que pode servir como abrigo e relax do tempo frio após uma caminhada pela região.

— — —

  • Baraque Fraiture

Aqui está localizada uma das principais pistas de sky da Bélgica e em seu entorno, tem uma área bem grande para quem quer apenas brincar na neve. Próximo dali ficam as belas cidades de Vielsalm, La Roche en Ardenne, o observatório Bec du Corbeau, Bulge Relics (Museu da Segunda Guerra Mundial), entre outras atrações turísticas.

Para encontrar as duas estações de esqui (e se não for esquiar, ao menos apreciar a view), busque no maps por “La Station de la Haute Ardenne” e “Piste de Ski Le Monty“.

— — —

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.