Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Carnes, Cerveja, Receitas

Cooking with Beer: Risoto de Linguiça com saison Florita

Receita de Risoto de Linguiça Toscana com sabor surpreendente!

E nesta serie Cooking with Beer usando as cervejas da Brasserie Atrium não poderia faltar um risotto! Já postei sobre o preparo básico do prato tradicional aqui, mas vou postar todos os passos novamente. Pois é muito fácil se perder e errar a mão na quantidade de cerveja – o que pode resultar em um Risoto de Linguiça um pouco amargo.

Claro que a escolha da cerveja faz toda a diferença, e o uso da Florita deixou o preparo mais leve e muito saboroso! Confira abaixo como fazer, quantidade indicada para duas pessoas.

Receita de Risoto de Linguiça com cerveja saison Florita

Ingredientes

  • 1 cebola média;
  • 4 linguiças do tipo toscana;
  • 3/4 de xícara de arroz do tipo arbóreo;
  • 330 ml de cerveja saison Florita;
  • 3 colheres de manteiga;
  • Pimenta branca;
  • 1 dente de alho;
  • Salsinha;
  • Queijo parmesão ralado;
  • 1/2 caldo de legumes.

Modo de preparo

Remova a capa que envolve a linguiça e corte em cubinhos. Aqueça a panela onde preparará o risoto e refogue a linguiça até que esteja dourada. Quanto mais gordura ela soltar, menos manteiga precisa usar (para que o prato não fique muito gorduroso). Se a linguiça soltar muita gordura, separe a quantidade necessária para refogar a cebola.

Quando a linguiça estiver dourada, retire da panela e reserve. Coloque a cebola picada em cubos pequenos para refogar na mesma panela. Quando ela estiver dourada, adicione o dente de alho picado. Refogue por mais dois minutos e adicione o arroz. Misture bem e comece colocando uma concha do caldo de legumes.

Mexa bem e quando o líquido secar, comece colocando cerveja aos poucos. Para que o risoto fique com sabor equilibrado, alterne a adição de cerveja com a de caldo de legumes, mexendo sempre. Prove o caldo antes de adicionar mais cerveja, para decidir se coloca mais cerveja ou não (a quantidade vai variar de acordo com o seu paladar).

Quando o arroz estiver quase al dente, adicione a linguiça. Siga mexendo e adicionando mais líquido (caldo ou cerveja, de acordo com o seu gosto). O ponto correto do risoto é al dente e bem cremoso. Aqui em casa gostamos do arroz um pouco mais cozido, mas ainda firme. E bem cremoso!

Quando arroz e líquido adicionado estiverem no ponto de sua preferência, adicione uma colher de manteiga, um pouquinho de queijo parmesão ralado, pimenta e desligue. Finalize adicionando salsinha picada assim que desligar a panela. Já no prato, pode adicionar mais queijo se assim preferir.

— — —

Sobre a cerveja Florita

Cerveja ideal para a primavera, seca, que leva flor de laranjeira, hibiscos vermelho chinês e Yuzu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.