Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Cerveja, Molhos, Receitas

Cooking with Beer: Ragu de Miúdos com Red IPA Avalanche

Sugestão bem diferente de preparo de ragu com a saborosa Red IPA da Brasserie Atrium.

Aos poucos descubro que a Avalanche, Red IPA da Brasserie Atrium é uma das minhas cervejas favoritas para cozinhar. Seu amargor equilibrado, combinado com os resíduos maltados e frutados fazem com que seja uma excelente substituta para preparos que requerem vinhos encorpados secos.

E foi por isso que escolhi a mesma para o preparo desse Ragu de Miúdos, que servi com um belo tagliatelle feito em casa (veja receita aqui), e também com polenta cremosa (veja receita aqui), pois é uma receita que rende. Para quem não é lá muito fã de miúdos, posso garantir que se seguir direitinho a receita, não se arrependerá.

Ragu de Miúdos com cerveja Red IPA Avalanche

Ingredientes

  • 330 ml de cerveja Red IPA Avalanche;
  • 100 g de coração de galinha;
  • 100 g de fígado de galinha;
  • 100 g de moela;
  • 100 g de carne moída bovina;
  • 2 cenouras grandes;
  • 1 cebola grande;
  • 1/2 talo de alho poró;
  • 2 dentes de alho;
  • Sal, pimenta e manteiga.

Modo de preparo

Comece preparando os legumes: descasque a cebola e corte em cubinhos. Limpe o alho poró e corte em cubinhos. Lave e descasque a cenoura e rale em um ralador fino. Descasque os dentes de alho, remova o miolinho e esmague ou corte finamente.

Derreta a manteiga em uma panela grande (cerca de duas colheres) e coloque a cebola para refogar. Quando ela estiver bem cozida e começando a dourar, adicione o alho. Refogue por mais dois minutos e adicione o alho poró. Mais dois minutos refogando e adicione as carnes (já picadas) aos poucos, mexendo sempre. Se achar necessário, adicione mais manteiga ou um pouco de azeite.

Quando as carnes estiverem cozidas, adicione a cenoura. Refogue mexendo mais um pouco por mais dois minutos. Mantenha sempre fogo médio, cuidando para não queimar, mas que também não seja muito fraco. Esse fundo na panela ajuda a incrementar o sabor. Tempere com sal e pimenta e comece a adicionar a cerveja.

Coloque a cerveja aos poucos no ragu, e vá provando para ver se não está muito amargo. O sabor deve estar presente, mas não pode ser ser amargo demais. Ajuste sal e pimenta e deixe cozinhar em fogo médio a baixo por mais alguns minutos, até que o álcool da cerveja evapore.

Quando isso acontecer, se quiser que o ragu esteja mais líquido, adicione mais água. Manteiga e cenoura raladas finamente ajudam a garantir que seja um molho bem encorpado. Pronto, use como molho para talharim caseiro ou polenta.

— — —

Sobre a cerveja Avalanche

Tem coloração vermelha escura, característica do estilo Red IPA. NO aroma, notas de frutas amarelas como o maracujá e a manga. Amargor equilibrado com sabor maltado.

— — —

Para conferir todos os posts da serie Cooking with Beer, acesse aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.