Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Massas, Receitas

Cooking with Beer: Mac ‘n’ Cheese com Pale Ale PAM!

O Mac ‘n’ Cheese é um clássico da culinária americana, que aqui ganha um toque especial de sabor com a adição da pale ale da Brasserie Atrium!

Uma das minhas receitas favoritas dessa serie Cooking with Beer com cervejas da Brasserie Atrium, este Mac ‘n’ Cheese ganha um toque todo especial com a adição de cerveja no molho. Para este preparo, escolhi a Pale Ale Marchoise, que combinou perfeitamente com os demais ingredientes.

Lembrando que as receitas dessa temporada especial são feitas com as cervejas da Atrium, mas podem ser preparadas com de outras marcas, desde que usadas com uma similar do mesmo estilo. Digo isso porque antes de postar qualquer receita aqui, faço no mínimo uns 3 testes e já testei esta mesma receita também com pilsen e stout e realmente não deu certo. O sabor do molho não combinou com estes outros tipos de cerveja.

Por isso se você for testar essa receita e não tiver como preparar com a cerveja da Atrium, use uma pale ale que não seja muito lupulada. E assim por diante com as demais receitas desta serie. Ingredientes para duas porções bem servidas.

Mac ‘n’ Cheese com Pale Ale PAM!

Ingredientes

  • 100 ml de cerveja Pale Ale PAM!;
  • 250 g de macarrão do tipo espiral;
  • 1 colher de farinha de trigo;
  • 1 colher de manteiga;
  • 150 g de bacon e cubos;
  • 100 g de espinafre;
  • Pimenta branca;
  • 50 ml de leite;
  • 100 g de queijo parmesão;
  • 100 g de queijo tipo cheddar ou gouda (eu usei Old Amsterdam).

Modo de preparo

Cozinhe o macarrão por um pouco mais da metade do tempo indicado no pacote. No meu caso, indicava 11 min. e cozinhei por 7 min. Para evitar que ele cozinhe demais quando for gratinar, deve estar bem al dente, mas não completamente cru. Retire da água e reserve.

Em uma frigideira ou panela grande, refogue o bacon até quase dourar. Adicione o espinafre limpo e cortado em tirinhas e refogue por mais um min. Adicione a manteiga, espere derreter e misture bem. Adicione uma colher rasa de farinha de trigo, e cozinhe em fogo baixo por mais dois min. mexendo sempre. Adicione o leite e misture, depois adicione a cerveja e misture.

Finalize adicionando o queijo cheddar ralado (o parmesão é para finalizar. Desligue o molho e coloque uma pitadinha de pimenta. Adicione a massa já pré-cozida e misture bem. Pré-aqueça o forno em 180 graus (temperatura média). Coloque a massa já misturada com o molho e coloque em uma travessa. Finalize com o queijo parmesão ralado e leve ao forno para gratinar.

O beer Mac ‘n’ Cheese estará pronto assim que o queijo derreter e começar a dourar (cerca de 15, 20 min.).

— — —

Sobre a cerveja PAM!

Cerveja de coloração acobreada, com espuma bege clara. Tem dry-hopping que dá notas resinosas e de frutas cítricas como grapefruit. Tem amargor delicado em harmonia com seu perfil de maltes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.