Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Peixes, Receitas

Cooking with Beer: Fish and Chips com Double IPA Selva

Quem acha que uma cerveja lupulada não pode ser usada para cozinhar, é porque ainda não provou esta receita de fish and chips.

Bem sei que é difícil usar uma cerveja bem lupulada para cozinhar, pois a tendência é acabarmos com um prato amargo demais. Mas creio que encontrei um certo equilíbrio nesse preparo de Fish and Chips usando a Selva, double IPA da Brasserie Atrium.

Neste novo post da serie Cooking with Beer indico o uso da bebida na massa feita para empanar o peixe – e ficou particularmente saboroso! Basta seguir os passos abaixo que não tem erro. Espero que apreciem sem moderação!

Fish and Chips com cerveja Double IPA Selva

Ingredientes

  • 2 filés inteiros de tilápia;
  • 330 ml de cerveja double IPA Selva gelada;
  • 3/4 de xícara de farinha de trigo;
  • Sal e açúcar;
  • Maionese;
  • Mostarda de Dijon;
  • Limão;
  • Coentro;
  • Óleo para fritar;
  • Batata frita para acompanhar.

Modo de preparo

Comece cortando o filé em pedaços retangulares de mais ou menos 3 cm x 5 cm. Em uma tigela, prepare a massa para o empanado do peixe. Adicione a farinha e tempere com sal (quantidade ao seu gosto e uma colher de chá de açúcar. Adicione aos poucos a cerveja gelada. Coloque cerca de 50 ml, misture bem e prove. Se achar que está muito amarga, mas a massa ainda for muito densa, comece a adicionar água gelada.

Se não achar amarga, siga adicionando cerveja até que forme uma massa de textura média a fina. Aqueça o óleo para fritar e para saber se está no ponto, pingue um pouco de massa. Se fritar rápido, está quente o suficiente. Coloque os pedaços de peixe na massa, envolva bem e coloque um por um para fritar.

Frite por cerca de 3 a 4 minutos, ou até que os pedaços estejam dourados. Remova da panela da fritura e reserve.

Em tigela a parte, prepare o molho misturando maionese, mostarda de Dijon e coentro picado, em quantidades ao seu gosto. Sirva o peixe frito acompanhado de batata frita (para completar o fish and chips!), limão e o molho.

— — —

Sobre a cerveja Selva

A cerveja escolhida para o preparo do fish and chips é uma double IPA clássica, mas que conta com a adição de guaraná. Está fora de produção neste momento, mas você pode escolher uma outra cerveja lupulada de sua preferência para preparar o prato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.