Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Carnes, Receitas

Cooking with Beer: Coelho com grape ale Rosalinda

Dica para preparo de carne de coelho com cerveja grape ale.

Aproveitando que é Páscoa, uma receita com carne de coelho! Já postei aqui uma receita que leva a cerveja kriek – um prato bem tradicional aqui da Bélgica. Mas achei que seria uma boa combinação para mais uma receita do nosso Cooking with Beer testar com a grape ale Rosalinda!

Esta cerveja leve e agradável da Brasserie Atrium e que leva mosto de uva combina perfeitamente com a carne de sabor suave e delicado do coelho. Para completar e formar um molho bem saboroso, usei ervas frescas em um molho bem ao estilo italiano, com a cerveja fazendo o papel perfeito de um vinho branco.

Veja como fazer essa delícia e Feliz Páscoa!

Receita de Coelho com cerveja grape ale Rosalinda

Ingredientes

  • 1,2 kg de carne de coelho;
  • 330 ml de cerveja grape ale Rosalinda;
  • Punhado generoso de ervas frescas: alecrim, manjerona e sálvia;
  • 2 dentes de alho;
  • 3 echalotes;
  • 150 g de bacon;
  • 2 colheres de manteiga;
  • Sal e pimenta branca;
  • Polenta cremosa para acompanhar (receita aqui).

Modo de preparo

Tempere a carne de coelho com um pouquinho de sal e pimenta e coloque em uma caçarola de ferro para dourar com um pouco da manteiga. Doure levemente, retire da panela e reserve. Desligue a panela e passe para o preparo dos demais ingredientes do molho.

Corte as echalotes em cubinhos, ligue novamente a mesma panela e coloque o restante da manteiga. Adicione a echalote picada para refogar e quando estiver começando a dourar, adicione o alho. Refogue por mais dois minutos e adicione o bacon em cubinhos.

Enquanto o bacon refoga, limpe e pique finamente as ervas frescas. Quando o bacon estiver dourado, adicione as ervas frescas picadas. Refogue por mais dois minutos (sempre em fogo médio a baixo) e adicione a cerveja. Misture bem e adicione a carne de coelho de volta na panela.

Cozinhe com a panela tampada até que a carne esteja macia. Se o líquido evaporar antes de completar o cozimento, adicione um pouco de água. Prove e ajuste sal e pimenta branca, para ver se está do seu gosto. A ideia é formar um molho encorpado para que a carne de coelho mantenha-se bem suculenta. Sirva quente com polenta cremosa como acompanhamento.

— — —

Sobre a cerveja Rosalinda

Cerveja de trigo fermentada naturalmente com mosto de uva Gamay espremida na hora. Uva proveniente do Domaine Cinq Peyres, em Tarn, na França. Uma base de trigo que, devido ao mosto da uva, tornou-se ligeiramente rosado. Álcool 7%, muito leve na boca, seca e complexa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.