Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Carnes, Cerveja, Receitas

Cooking with Beer: Coddle com session IPA Chiuaua

Dica de preparo do Coddle, ensopado tradicional irlandês feito com linguiça, batata e neste caso, cerveja da Brasserie Atrium.

Nova receita da serie Cooking with Beer! Conheça o simples porém delicioso Coddle, um ensopado de batata com linguiça tradicional da Irlanda e que aqui recebeu a adição da cerveja Chiuaua. Esta session IPA é uma excelente opção da Brasserie Atrium, e que neste caso, deve ser usada com moderação apenas na receita.

O preparo com indico abaixo é muito parecido com o que costumava consumir no Lagom Brewery Pub em Porto Alegre (hoje não sei mais se é assim). E claro, é uma adaptação minha, pois aqui ao invés de usar caldo, adiciono um pouco de cerveja (e água). Espero que gostem e fica como dica para dias frios como os que tem feito aqui na Bélgica!

Receita de Coddle Irlandês com Cerveja Session IPA Chiuaua

Ingredientes

  • 100 ml de cerveja Chiuaua Session IPA;
  • 6 linguiças do tipo toscana;
  • 2 echalotes (ou uma cebola média);
  • 6 batatas;
  • 1 dente de alho;
  • Orégano, alecrim e salsinha;
  • Sal, azeite e pimenta;
  • Pão para acompanhar.

Modo de preparo

Corte as linguiças em 3 ou 4 pedaços. Coloque em uma caçarola de ferro para refogar com um fio de azeite. Quando estiverem douradas, adicione a cebola cortada em pétalas. Refogue por mais alguns minutos (até que estejam douradas) e adicione o dente de alho macerado, e refogue por mais dois minutos.

Descasque as batatas (eu costumo deixar com a casca, mas fica ao seu critério), corte em pedaços grandes e adicione na panela. Coloque a cerveja e deixe levantar fervura. Quando começar a ferver, complete com água (o suficiente para cobrir a linguiça e as batatas). Adicione então as ervas: orégano e alecrim seco (se for fresco, corte bem pequeno), em quantidade ao seu gosto.

Cozinhe em fogo baixo até que as batatas estejam macias. Quando estiver pronto, ajuste sal e pimenta (caso ache necessário) e finalize com salsinha picada. Sirva quente, acompanhado de cerveja e seu pão favorito.

— — —

Sobre a cerveja Chiuaua

Session IPA com 3,9% de álcool, tem aroma frutado e amargor bem expressivo. Use pouco no preparo do prato e consuma o restante junto com o Coddle para harmonizar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.