Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Doces, Receitas

Cooking with Beer: Brownie de Nutella com Stout Onyx Amburana

Brownie de Nutella com cerveja stout, mais uma delícia da serie Cooking with Beer!

Eu já publiquei por aqui uma das receitas mais fáceis do meu repertório, que é do Brownie de Nutella e leva apenas 3 ingredientes. Também já devo ter comentado por aqui que sou muito mais de brownie o que de bolo, e bem por isso estava há tempos pensando em uma nova receita de doce para a serie Cooking with Beer.

E eis que pesquisando descobri que poderia trabalhar em cima desta receita que adoro, colocando o sabor extra da cerveja. E deu super certo, fiz um caminhão de brownie de Nutella com cerveja e todo mundo adorou! O segredo é reduzir a stout, para que não vire bolo – mas é claro que precisei adicionar outros ingredientes. Segue abaixo a receita, para fazer uma quantidade menor, sugiro apenas dividir a quantidade de ingredientes por 3!

Brownie de Nutella e Stout Onyx Amburana

Ingredientes

  • 900 g de Nutella (ou outro creme de chocolate com avelãs de sua preferência);
  • 6 ovos;
  • 12 colheres de sopa de farinha de trigo;
  • 1/2 xícara de manteiga;
  • 3/4 de açúcar mascavo;
  • 330 ml de cerveja stout.

Modo de preparo

Comece reduzindo a cerveja, colocando em uma panela para ferver por aproximadamente 20 minutos – ou até que sua quantidade seja de 125 ml. É importante reduzir para que o sabor da cerveja fique mais concentrado e apareça de verdade no brownie de Nutella.

Em um bowl em banho maria, aqueça levemente a Nutella, misturada a manteiga. Esse processo colabora para que seja mais fácil misturar com os demais ingredientes. Em um bowl maior, misture bem os ovos com o açúcar e depois a farinha. Por fim, adicione a cerveja stout reduzida e misture.

Pré-aqueça o forno em 180 graus. Finalize o preparo misturando os dois conteúdos e para assar, use formas para brownie’s individuais levemente untadas com manteiga. Ou uma forma com papel manteiga. Se for fazer os pequenos, 15 minutos de forno é suficiente. Se for fazer em uma forma só, recomendo que use uma forma grande (para que ele não fique alto demais) e asse por no mínimo 25 minutos (vai depender do seu forno nesse caso, o meu forno atual está demorando mais do que isso para assar no meio). Também depende se você gosta do brownie mais úmido ou não.

— — —

Sobre a cerveja Onyx Amburana da Brasserie Atrium

A Onyx é uma Belgian Imperial Stout que leva mais de 15 grãos diferentes em sua composição, além de baunilha, cacau, casca de laranja e água mineralizada. Esta versão especial é envelhecida em barril de Amburana, que dá à cerveja notas de coco queimado, canela, especiarias e adiciona um leve dulçor extra. Lembra o aroma de algumas das melhores cachaças brasileiras, uma vez que este tipo de barril é usado tradicionalmente para envelhecimento da bebida tradicionalmente brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.