Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Carnes, Receitas

Como fazer torresmo

Pode não parecer, mas fazer torresmo é muito mais simples do que parece!

Uma das estrelas da dieta keto, o torresmo é um dos principais aperitivos ou acompanhamentos da feijoada. E apesar de parecer tradicionalmente bem brasileiro, está presente na culinária de diversos países, principalmente da Europa.

Apesar disso, a forma como tenho feito torresmo há alguns anos é bem ao estilo mineiro – embora o faça em frequência muito menor do que o que eu gostaria. Mencionei a dieta lá em cima, mas a verdade é que estamos por hora, mais no modo “evitar carboidratos”. Essa gostosura entraria nessa categoria, mas não gosto de abusar.

De qualquer forma, podem verificar pelas fotos que sempre o faço em quantidades modestas. Porém, após nossa viagem ao País Basco, minha próxima investida será replicar essa gordice conforme provei lá. Segue a receita abaixo e depois comenta aqui se fazer torresmo é ou não super fácil!

Como fazer torresmo

Ingredientes

  • Barriga de porco;
  • Sal, pimenta preta e alecrim.

Modo de preparo

O preparo do torresmo começa na véspera de quando deseja consumir. Corte a barriga de porco em cubos ou tiras e tempere com um pouco de sal, pimenta e algumas folhas de alecrim. Coloque em um recipiente tampado e guarde na geladeira por ao menos umas duas horas. Não indiquei quantidades porque depende de quanto você quer preparar, mas use como base: para 1,5 kg de barriga de porco, use 1/2 colher de sopa rasa de sal.

Retire da geladeira pelo menos meia hora antes de realizar a primeira fritura. Aqueça uma panela de espessura mais grossa (eu uso uma de ferro) e de profundidade média. Quando estiver quente (mas não absurdamente quente), adicione os cubinhos de barriga de porco, descartando o alecrim.

Costumo fritar em fogo médio, para não queimar demais nesta primeira fritura. Ele vai dourar no dia seguinte. Não é necessário colocar mais óleo ou gordura, pois ele vai soltar a própria gordura. Se achar necessário, mexa para que os pedaços de torresmo não grudem.

Quando ele “murchar” e começar a dourar, desligue. Guarde o torresmo na própria gordura por pelo menos 12 horas, antes de fazer a segunda fritura. Se você vai preparar no dia seguinte, não é necessário colocar na geladeira. Mas se quiser preparar em um outro dia, o que é ótimo também, pode ser guardado na geladeira.

No dia seguinte, coloque o torresmo com a própria gordura de volta na panela e frite novamente, desta vez até que fique dourado e com a pele pururuca. Se achar necessário, adicione um pouco mais de sal. Bom apetite!

— — —

Para outras receitas brasileiras, acesse aqui!

One thought on “Como fazer torresmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.