Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Frutos do mar, Receitas

Como fazer Tempura de Camarão

Dica de preparo de petisco com camarão, fácil, rápido e delicioso.

O camarão é certamente um dos frutos do mar mais apreciados pelos brasileiros – difícil encontrar alguém que não goste. Também é muito versátil e faz parte das mais variadas culinárias do mundo. Eu amo, mas foi só bem recentemente que comecei a me aventurar no preparo do tempurá.

Isso porque eu tenho uma certa resistência em fazer frituras, mas me senti encorajada após ver as dicas da chef Heaven Delhaye. Mas como a minha receita acabou ficando diferente da dela, achei interessante compartilhar essa versão de Tempura de Camarão, que é bem parecida com a que servem aqui em Bruxelas. Segue abaixo, espero que apreciem (mas com moderação, pois não quero ser responsável pelo aumento do colesterol de ninguém).

Como fazer Tempura de Camarão

Ingredientes

  • Camarão médio ou grande (a quantidade varia conforme o seu gosto, mas 6 unidades eu acredito ser o suficiente para satisfazer a gula de quem gosta do prato. Quanto maior ele for, melhor);
  • Farinha de trigo;
  • Farinha panko;
  • Água gelada;
  • Óleo para fritar;
  • 5 colheres de sopa de shoyu;
  • 2 colheres de sopa de molho de ostras;
  • 2 colheres de sopa de saquê mirin;
  • 1/2 colher de sopa de amido de milho diluído em água;
  • Gengibre ralado;
  • Molho de pimenta sriracha a gosto (cuidado que ele é poderoso!);
  • Cebolinha picada.

Modo de preparo

Descasque e limpe os camarões, removendo a “casca” e fazendo um corte na parte externa, para remover os intestinos. Lave bem e com a ajuda de uma faca, faça pequenos cortes horizontais na parte interna (lado onde ficam as patinhas), para quebrar a parte mais fibrosa e evitar que eles enrolem. Seque com um papel toalha e reserve.

Coloque a farinha de trigo (aproximadamente meia xícara para 6 camarões) e adicione água bem gelada (3/4 de xícara, massa do empanado deve ter textura média, nem muito grossa nem muito fina). Indico as medidas, mas fiz no olho. Passe os camarões na mistura de farinha e água, escorro bem a massa do empanado e passe na farinha panko.

Assim que completar o empanado de cada camarão, coloque para fritar em óleo em temperatura média a alta (se for muito alta, pode queimar!). Os demais ingredientes da lista são para o molho que será usado para banhar o camarão enquanto come (como falei, é verão para petiscar).

Prepare o molho misturando o mirin, shoyu, molho de ostras, molho de pimenta (em quantidade a seu gosto), gengibre ralado (em quantidade a seu gosto). Ferva por cerca de 3 min. e adicione o amido de milho dissolvido em meio copo de água. Quando engrossar, desligue o fogo e finalize com cebolinha picada. Este molho também serve para comer com gyoza, cujas receitas você confere aqui.

— — —

Curiosidade sobre a origem do Tempura

Segundo a Wikipédia, o Tempura é um prato da culinária portuguesa que foi introduzido no Japão por missionários portugueses no século 16. Eles não consumiam carne no período da quaresma e preparavam legumes e frutos do mar dessa forma: empanados e fritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.