Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Acompanhamentos, Receitas

Como fazer Polenta Cremosa

Dica de preparo de Polenta Cremosa, para um acompanhamento saboroso e reconfortante.

Não que seja expert no preparo de um dos acompanhamentos mais populares da culinária brasileira, mas acho que posso dar meus pitacos. Cozinhando diariamente há pelo menos uma década, o preparo da Polenta Cremosa é relativamente novo na minha rotina.

Pois sempre soube que dependendo do tipo de farinha, fazer polenta pode ser demorado e cansativo. E por isso venho aqui venho mais com dicas de como deixar sua Polenta Cremosa cheia de sabor, a ponto de considerar ela como prato único. Tal qual comi na Itália em junho desse ano (mas o preparo que indico abaixo é bem diferente, mas igualmente delicioso).

E com esta receita completo a saga dos acompanhamentos tradicionais do galeto (cuja receita você pode conferir aqui).

Como fazer Polenta Cremosa

Ingredientes

  • 1 xícara de farinha de milho extra fina;
  • 2 xícaras de água fria;
  • 1/2 l de água quente;
  • 1/2 caldo de legumes;
  • 250 ml de creme de leite;
  • 150 g de queijo gorgonzola ou blue stilton;
  • 50 g de manteiga;
  • Sal e pimenta branca.

Modo de preparo

Misture a farinha com as duas xícaras de água fria, antes de levar a panela ao fogo. De preferência por uma caçarola funda, para evitar que respingue enquanto cozinha em fogo médio.

Dissolva o caldo de legumes em 1/2 litro de água quente e vá adicionando aos poucos, mexendo sempre. Se embolar, pode usar o fouet para desfazer as bolinhas. Mas recomendo o uso da colher de madeira para mexer, pois deixa a polenta mais leve e cremosa.

Quando estiver quase cozida, chegou a hora de adicionar o creme de leite. Misture bem e se achar que precisa cozinhar um pouco mais ou se desejar a polenta um pouco mais líquida, adicione mais um pouco de água quente. Quando estiver cozida, adicione um pouco do queijo gorgonzola, e ajuste o sabor com sal e pimenta.

Por fim, coloque a manteiga, misture bem e despeje em uma travessa. Finalize colocando o restante do queijo em pedaços. Também pode adicionar o queijo no prato e apenas colocar a polenta bem quente em cima (para que derreta).

Essa receita de polenta cremosa combina muito bem com qualquer preparo de frango!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.