Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Massas, Receitas

Como fazer massa para macarrão caseiro

Como fazer massa caseira é a dica da semana para quem quer adicionar mais sabor ao clássico da culinária italiana!

Massa caseira cortada - Receita de Viagem

Jamais esqueço do dia em que aprendi a fazer macarrão: tinha 18 anos, estava visitando uma amiga e no almoço, a mãe dela me chamou na cozinha e disse: “Janina, agora que você passou no vestibular, vou te ensinar uma coisa que vai servir para toda tua vida”. E em cinco minutos eu aprendi como fazer massa caseira.

Encantou-me a facilidade com que podia recriar este que não só o maior clássico da culinária italiana, como uma das minhas comidas favoritas. Claro que comprar pronto é muito mais prático, mas se você tiver tempo, quer se alimentar de forma garantidamente saudável ou mudar um pouco a rotina culinária, vale à pena fazer macarrão em casa. Sem contar que esta mesma base serve para fazer massa de lasanha, massas recheadas ou saborizar com manjericão e beterraba, por exemplo.

Veja como é fácil! Em um dos próximos posts indico como dar sabor extra com seus ingredientes favoritos.

Medidas de porção de massa para duas pessoas.

Ingredientes

  • 2 ovos médios;
  • 1 1/2 de xícara de farinha de trigo;
  • fio de azeite de oliva;
  • pitada de sal.

Modo de preparo

Coloque a massa em uma vasilha tipo bowl de tamanho médio. Faça uma pequena cova e coloque os ovos. Adicione sal e azeite e misture bem, até formar uma massa resistente e homogênea.

Farinha e ovos - Receita de Viagem Massa caseira pronta - Receita de Viagem

Deixe descansar por  20min. embrulhada em uma embalagem plástica. Estique por partes – na máquina, reduzindo aos poucos a medida ou com rolo. Corte na laegura de sua preferência e estenda em um pano limpo para secar (pelo menos um pouco), antes de cozinhar. Se achar que a massa está um pouco úmida e pode grudar antes de cozinhar, salpique farinha. Neste caso, farinha nunca é demais e mesmo esticada, pode estar bem enfarinhada que não tem problema (só não exagere).

Massa caseira para lasanha ou macarrão - Receita de Viagem Talharim caseiro - Receita de Viagem

Dicas sobre o cozimento

Linguini caseiro - Receita de Viagem

Para cozinhar, aqueça a água e quando estiver fervendo, coloque uma colherinha de sal. Espere ferver novamente e baixe o fogo, para colocar a massa. Cozinhe a mesma em fogo médio, provando sempre até estar al dente. Quando chegar nesse ponto, escorra. Atente que se passar desse ponto, a aparência não é tão bonita e a chance de ficar cozida demais é grande.

Lembre que mesmo depois de escorrer a massa, ela continua cozinhando e esse final de cozimento, pode perfeitamente ser feito no molho, onde adquire mais sabor. Por isso, esteja com o molho pronto na hora em que escorrer a água, para colocar a massa nesta panela assim que ela sair da água. Misture com cuidado para que os fios de talharim ou linguini não se partam.

Massa caseira com molho de sálvia e manteiga - Receita de Viagem Massa caseira no prato - Receita de Viagem

Uma massa caseira fresca, feita na hora, combina com molhos simples e fáceis de fazer, como estes: Puttanesca, Cacio e Pepe, Marinara, Manteiga e Sálvia e Pesto.

Dica extra: se os ovos forem muito grandes, use uma xícara de farinha para cada ovo. meça sempre um ovo por pessoa para macarrão caseiro.

2 thoughts on “Como fazer massa para macarrão caseiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.