Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Legumes, Receitas, Vegetariana

Como fazer Berinjela Assada no Forno

Acompanhamento prático e diferente para o almoço de domingo, veja como fazer Berinjela Assada.

Preciso confessar que geralmente, faço essa Berinjela Assada no Forno como pré-preparo do Babaganoush. Mas como este prato de origem árabe não é unanimidade nessa casa, resolvi servir ela apenas assada. Uma excelente e nutritiva opção de acompanhamento, principalmente se você já vai usar o forno para assar alguma outra coisa.

E foi exatamente isso que aconteceu hoje: eu estava com saudade deste legume (que particularmente amo!) e resolvi preparar berinjela enquanto as costelinhas de porco assavam. É bem simples (como quase tudo por aqui!) e serve como um complemento incrível para sua refeição.

Se testar, já sabe: me marca no Instagram e me conta o que achou!

Como fazer Berinjela Assada no Forno

Ingredientes

  • 1 berinjela;
  • Azeite extra virgem;
  • Sal;
  • Coentro ou salsinha para finalizar.

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno em 180 graus (se estiver usando para assar alguma outra coisa, não tem problema ser mais quente, apenas assará mais rápido). Lave e seque a berinjela. Corte ao meio no sentido do comprimento. Com a ponta de uma faca afiada, faça cortes de 1 cm de profundidade (mais ou menos), para formar um padrão quadriculado.

Este “desenho”, além de deixar a berinjela assada mais bonita, permitem que o azeite penetre na polpa do legume, deixando mais saborosa e com parte superior crocante. Depois dos cortes, regue com bastante azeite de oliva extra virgem. Salpique sal (pode colocar pimenta, se desejar) e leve para o forno para assar em uma forma rasa.

Demora mais ou menos 25 min. para assar, vai depender muito do seu forno e do tamanho do legume. Para ficar dourada e crocante na parte de cima da berinjela, aumentei a temperatura para 200 graus e liguei a ventilação. Se estiver usando um forno simples, apenas aumente a temperatura. Se tiver aquecimento superior, aproxime a forma o máximo que puder do calor.

Quando estiver bem dourada, retire do forno e salpique salsinha ou coentro picado.

— — —

Para ver outras receitas com berinjela, acesse este link aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.