Receitas, dicas culinárias, restaurantes e viagens. Aprecie sem moderação!

Bélgica, Viagem

Castelos da Bélgica: Kasteel van Zellaer

Seguindo com as dicas de castelos para visitar na Bélgica, nos arredores de Mechelen.

Certamente um dos castelos mais bonitos que visitamos aqui na Bélgica até o momento, o Kasteel van Zellaer é também uma opção para quem gosta de passear ao ar livre. Isso porque a construção (que dizem ser uma cópia reduzida de um castelo do Vale do Loire na França) é cercada por um parque arborizado.

Adquirido pela prefeitura de Bonheiden em 2017, o castelo é administrado por uma sociedade leiga católica, sem fins lucrativos. A proposta de gestão é de que o castelo e seu parque sejam de uso da população local. Por isso o livre acesso para caminhantes e ciclistas.

Também é possível agendar visitas guiadas ou até mesmo sessões de fotos. Todas as informações estão disponíveis neste site aqui. Tem amplo espaço para estacionamento nas proximidades. Endereço: Oude Baan, 100 – Bonheiden.

Sobre o Castelo van Zellaer

A história de Kasteel van Zellaer começou no século 13. Sabe-se que ali existia uma eclusa, no local onde agora se encontra o castelo. O primeiro residente foi Arnold van Zellaer, um próspero cônego de St. Rombouts. Desde então, o domínio sempre foi um lugar popular para se morar nos arredores de Mechelen

O castelo atual foi construído em estilo neogótico com fosso, e data de 1885. A fachada externa tem uma aparência robusta, com uma ponte levadiça e um Donjon. O material usado na fachada é de arenito Gobertange, proveniente da demolição das muralhas da cidade de Vilvoorde

O parque do castelo de 18,5 hectares ainda contém muitos elementos históricos, como uma estrutura de canais, lagoa e vielas que convergem centralmente em uma estrela. Muitas destas estruturas datam, pelo menos, do século 18.

A demolição do castelo anterior ao construído no século 18 esbarrou em fundações muito antigas. Esta que agora pode ser visitada foi construída sobre pilares de madeira cravados no solo, que datam do século 13. Acredita-se que ali existia um castelo do período medieval.

— — —

Para conferir outras dicas de castelos para visitar na Bélgica, acesse aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.